Bolsa de Doutorado Fora do Estado

4 de janeiro de 2016 - 14:13

Resumo

A Bolsa de Doutorado Fora do Estado tem como objetivo principal formar recursos humanos qualificados, com vínculo formal permanente em instituições de educação superior e pesquisa, públicas ou privadas sem fins lucrativos, ou em órgãos da Administração Pública direta ou entes da Administração Pública indireta, sediados no Ceará.

A quem se destina

Empregados ou funcionários com vínculo permanente em instituições de educação superior e pesquisa, públicas ou privadas sem fins lucrativos, ou em órgãos da Administração Pública direta ou entes da Administração Pública indireta, sediados no Ceará, e com liberação expressa da instituição para a realização do Doutorado Fora do Estado. É necessário que o candidato possua o título de mestre reconhecido no Brasil.

Duração

As bolsas de Doutorado Fora do Estado serão concedidas por um período mínimo de 12 meses, renováveis anualmente, até o máximo de 48 meses.

Valor (R$)

Requisitos para o candidato

O candidato à bolsa de Doutorado Fora do Estado deve satisfazer aos seguintes requisitos:

I. Possuir o título de mestre reconhecido no Brasil;

II. Ter vínculo empregatício ou funcional permanente em instituições de educação superior e pesquisa, públicos ou privados sem fins lucrativos, ou em órgãos da Administração Pública direta ou entes da Administração Pública indireta, sediados no Estado do Ceará e ter liberação expressa da instituição para a realização do Doutorado Fora do Estado;

III. Dedicar-se integralmente ao projeto de pesquisa e às atividades correlatas ao mesmo na instituição de destino;

IV. Não acumular a presente bolsa com outras bolsas concedidas por qualquer agência de fomento nacional ou estadual;

V. Ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no Brasil;

VI. Não ter sido beneficiário, em tempo algum, de Bolsa de Doutorado concedida no Estado.

A instituição de destino do candidato à Bolsa de Doutorado Fora do Estado do Ceará, bem como o Programa de Pós-graduação de destino, deve ter competência reconhecida nacionalmente ou internacionalmente na área de interesse do candidato.

O orientador de doutorado na instituição de destino deve ser membro ativo do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação de destino, ter experiência comprovada em formação de recursos humanos na pós-graduação e ter reconhecida competência profissional.

Todos os critérios devem estar de acordo com o solicitado no edital vigente.

Solicitação da Bolsa

Os interessados deverão apresentar proposta à Funcap, por meio de preenchimento do formulário de solicitação de bolsa de doutorado fora do estado, disponível na página www.funcap.ce.gov.br, nos prazos de inscrições estabelecidos por meio de edital lançado (http://montenegro.funcap.ce.gov.br/sugba/edital/234.pdf).