Quem é quem

 

 

Presidente

Raimundo Costa

Possui graduação, mestrado e doutorado em Física pela UFC e é docente titular também da UFC. Coordena e apresenta o programa Falando Ciência, na Rádio universitária FM (107,9). Raimundo Costa foi professor visitante, em 2001, na Brown University (Estados Unidos), onde trabalhou com o Prof. J. M. Kosterlitz (Prêmio Nobel de Física de 2016). Foi, também, professor efetivo da Western University (2008-2010), onde fez estágio sanduíche durante o doutorado, e professor visitante em várias universidades, como o Consórcio das Américas para ciências interdisciplinares na Universidade do Novo México (2006).  É Pesquisador Nível 1B do CNPq e atua nas áreas de Fundamentos de Mecânica Quântica, Física da Matéria Condensada, Física Estatística e Física de Altas Energias. Ele também integra o Iracema Digital, entidade que reúne representantes das áreas de ciência, tecnologia e inovação do Ceará e tem como objetivo divulgar o potencial de pesquisa e desenvolvimento do Estado.

Diretor de inovação

Jorge Soares

Engenheiro Civil pela UFC (1991). MSc. (1994) e Ph.D. (1997) em Engenharia Civil pela Texas A&M University. É Professor Titular da UFC, Diretor de Inovação da FUNCAP desde 2015, já foi Coordenador de Pós-Graduação e Chefe do Departamento de Engenharia de Transportes, e também Diretor de Pesquisa do Centro de Tecnologia da UFC. Coordena o Laboratório de Mecânica dos Pavimentos e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Caracterização de Materiais para Infraestrutura (INCT-Infra). É Diretor da International Society for Asphalt Pavements, integra a Comissão de Asfalto do IBP/ABNT desde 2003, é Editor Associado da Revista Transportes da ANPET, membro do Corpo Editorial do International Journal of Road Materials and Pavement Design, e revisor das principais revistas internacionais da área de pavimentação. Recebeu diversos prêmios, entre eles, 4 vezes o Prêmio Petrobras de Tecnologia, 3 vezes o CNT, ABPv, IBP, Mário Kabalen Reston. Já formou mais de 40 alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado), orientou 8 pós-doutorandos, e possui mais de 300 publicações nos principais periódicos e congressos técnico/científicos nacionais e internacionais na área de pavimentação.

Diretora administrativo-financeira

Paula Lenz

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1979), mestrado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1995) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1999), com sanduíche na University of California, Santa Cruz-UCSC. Professora Adjunta da Uece, tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística, atuando principalmente nos temas metáfora conceitual, linguística cognitiva, linguística de corpus e psicolinguística experimental; e na área de Biotecnologia, atuando principalmente nos temas propriedade intelectual e transferência de tecnologia. Foi subcoordenadora e coordenadora do Curso de Mestrado em Linguística Aplicada de 2000 a 2004; Secretária Executiva do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (PPGB-RENORBIO), de 2006 a 2012; Secretária Executiva do PPGB-RENORBIO Ponto Focal Ceará até agosto de 2014; Gestora Administrativo da RENORBIO até agosto de 2014; Diretora Tesoureira da Sociedade Brasileira de Biotecnologia (SBBiotec) de 2009 a 2012; Coordenadora do NIT-UECE de 2012 a 2014; Diretora de Inovação da FUNCAP de agosto a dezembro de 2014. Atualmente, é professora/orientadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e do Mestrado Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal.

Diretora Científica

Thereza Magalhães

Enfermeira e advogada, é professora associada da Universidade Estadual do Ceará (Uece). É mestre (1999) e doutora (2003) em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós-doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP, 2012). É líder do Grupo de Pesquisa Epidemiologia, Cuidado em Cronicidades e Enfermagem (GRUPECCE-CNPq) desde 2009, vice-coordenadora do Programa Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Uece (2022-2024) e coordenadora do Mestrado Profissional Gestão em Saúde da Uece (2022-2024). É docente no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Uece, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq-nível 1A e consultora Ad hoc de vários periódicos. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva.