Projeto vai fomentar a inovação no interior do Ceará

28 de janeiro de 2020 - 10:50

Gerar oportunidades de emprego e incentivar o empreendedorismo através do fomento à inovação em regiões do Ceará cuja formação de ensino superior e profissionalizante tenha maior oferta e de acordo com o potencial e a vocação econômica de cada uma. Esse é foco do Projeto Clusters Econômicos de Inovação, uma ação conjunta das Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e Ciência e Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e da Funcap, que irá destinar recursos através de editais e apoiará pesquisadores com bolsas. A expectativa é de que o primeiro seja lançado ainda em 2020.

Em 2019, o Projeto Clusters Econômicos de Inovação iniciou um mapeamento com 4 das 14 regiões de planejamento do Ceará: Grande Fortaleza, Sertão de Sobral, Vale do Jaguaribe e Sertão Central. Elas foram priorizadas pela heterogeneidade nas atividades econômicas e pela alta densidade populacional. As outras regiões serão trabalhadas no segundo ciclo do projeto, que começou este ano. As regiões de planejamento de todo o Ceará estão representadas no mapa abaixo:

A região de planejamento da Grande Fortaleza foi dividida conforme indicado na Tabela 1:

Tabela 1: Sub-regiões da Grande Fortaleza

Os clusters foram priorizados em cada região conforme indicadores, que estão descritos na Tabela 2 (abaixo). Além disso, foi considerado o potencial de cada região para se tornar uma referência em determinado setor. O Sertão de Sobral, por exemplo, teve o cluster de Economia da Educação priorizado, uma vez que a região é reconhecida, nacionalmente, pelo excelente desempenho em avaliações estaduais e nacionais na área. As regiões ainda puderam escolher, a partir do ranking estabelecido pelos indicadores quantitativos e qualitativos, outro cluster que ainda não estivesse sendo priorizado no mapeamento.

Tabela 2: Indicadores Econômicos e de Educação

Fontes: (1) Ipece (2016), (2) RAIS (2016), (3) Inep (2017), (4) Inep (2018) e (5) Capes (2017).

A discussão para definir os parâmetros e regiões se deu inicialmente com o núcleo central do ecossistema de inovação, representado por técnicos das seguintes instituições: Sedet, Secitece, Funcap, Seduc, Fecomércio, Fiec, Sebrae, Senai, Senac, Sesc, Ipece, Nutec, Iracema Digital, Corredores Digitais, UFC, IFCE, UECE, Unifor, Finep, Embrapii e BNB, dentre outros. Após este momento de avaliação, a escolha dos clusters também foi validada em cada região pelos representantes dos ecossistemas regionais de inovação, compreendendo os atores regionais que compõem as instituições do núcleo central nas regiões, a academia e os secretários de desenvolvimento econômico e de ciência e tecnologia municipais. Os convites dessas reuniões encontram-se no endereço https://drive.google.com/drive/folders/1y7qL5wI_PbtmTFKLJTztrfLiC5zwPd_q

Clusters priorizados

Grande Fortaleza I*: Economia da Saúde, Turismo, Cadeia da Água e Tecnologia da Informação e Comunicação;

Grande Fortaleza II: Indústria de Transformação (Alimentos e Bebidas) / Agropecuária e Extrativismo, Turismo e Economia da Saúde;

Grande Fortaleza III*: Indústria de Transformação (Metalurgia e Minerais), Infraestrutura e Logística, Energias Renováveis;

Sertão de Sobral: Economia da Saúde, Indústria de Transformação (Couros, calçados e confecções), Economia da Educação, Energias Renováveis e Tecnologia da Informação e Comunicação;

Vale do Jaguaribe: Tecnologia da Informação e Comunicação, Indústria de Transformação (Alimentos e Bebidas) / Agropecuária e Extrativismo, Indústria de Transformação (Metalurgia e Minerais);

Sertão Central: Economia da Saúde, Indústria da Transformação (Alimentos e Bebidas) / Agropecuária e Extrativismo, Tecnologia da Informação e Comunicação.

*Nos clusters de Grande Fortaleza I, apenas Cadeia da Água e Tecnologia da Informação e Comunicação serão trabalhados neste primeiro ciclo. Já os clusters de Grande Fortaleza III só serão trabalhados em ciclo posterior.

Como participar

Para os clusters já definidos, empresas e pesquisadores de cada região poderão formar equipes e apresentar problemas ou áreas com potencial econômico que ainda não constam no mapeamento realizado até agora. A apresentação será feita para uma banca especializada, em formato de pitch de até 10 minutos e avaliada a partir dos seguintes critérios: impacto na competitividade do cluster, sustentabilidade do empreendimento inovador e viabilidade de execução. Vale ressaltar que o pesquisador deverá ter qualificação técnica comprovada para a solução do problema e, caso deseje, poderá defender mais de um problema. Além disso, é desejável que os pesquisadores pertençam àquela região. As equipes de empresas e pesquisadores que desejarem apresentar os problemas deverão manifestar interesse através do e-mail sxcsi@sedet.ce.gov.br, além de enviar um modelo de apresentação preenchido para uma pré-avaliação.

No link abaixo é possível fazer o download da apresentação do projeto. Ainda há outro arquivo que contém o detalhamento dos critérios que serão utilizados nas avaliações. Após o envio desses documentos, os técnicos da Secretaria Executiva do Comércio, Serviços e Inovação entrarão em contato com as equipes para obter mais informações.

Clique aqui para visualizar a apresentação do Projeto Clusters Econômicos de Inovação.

Com informações da Sedet