Equipe do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente realiza visita técnica à Duna da Lagoinha

15 de setembro de 2020 - 15:00 # # #

O objetivo foi analisar a situação da duna, conhecida como Morro da Lagoinha, que nos últimos anos vem passando por um processo de diminuição do seu volume

 

Crédito/Imagens: Eduardo Lacerda Barros

 

Com o objetivo de analisar a situação da Duna da Lagoinha, localizada em Paraipaba, litoral oeste do Ceará, a equipe do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente Sema e Semace realizou uma visita técnica ao local. A demanda surgiu de solicitação do Município e da Assembleia Legislativa do Ceará dirigida a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).

Os pesquisadores observaram um grave problema de erosão na duna e iniciaram a elaboração de um relatório, que deve ser finalizado em quinze dias, com os motivos que levaram a duna a essa situação e as recomendações para a área, explica o professor Marcelo Soares, da Universidade Federal do Ceará, que está à frente do programa nas secretarias. 

A situação da duna pode por em riscos as ocupações próximas. Por isso, de acordo com a gestora da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoinha, Ana Michelle, “visitas como essa são fundamentais, para manter uma maior aproximação da comunidade local e da gestão municipal com a pesquisa científica produzida no estado, tendo por principal objetivo a preservação do meio ambiente e, no caso da Lagoinha, o seu principal cartão-postal.”

Também participaram da visita técnica, os demais pesquisadores do Programa Cientista-Chefe, Dr. Eduardo Lacerda e Dr. Renan Guerra, a Gestora da APA da Lagoinha, Ana Michelle da SEMA, além do técnico da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Paraipaba, Claudemir Silva. 

O programa Cientista Chefe, criado na atual gestão da Funcap, tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Equipes de pesquisadores trabalham nas secretarias ou órgãos mais estratégicos do Governo do Estado para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que podem ser implantadas a fim de melhorar os serviços e, dessa forma, proporcionar mais qualidade de vida à  população. 

Saiba mais sobre o programa em: https://www.funcap.ce.gov.br/programas-de-auxilio/programa-cientista-chefe/ 

 

*Com informações da Sema