Programa Cientista Chefe

O programa Cientista Chefe, criado na atual gestão da Funcap, tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Através dele, equipes de pesquisadores estão trabalhando nas secretarias ou órgãos mais estratégicos do Governo do Estado para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que podem ser implantadas para melhorar os serviços e, desta forma, dar mais qualidade de vida para a população.

Cada equipe é coordenada por um cientista chefe, definido segundo critérios como produção científica, formação e ligação com núcleos de pesquisa de alto nível (segundo a classificação realizada pela Capes para especificar os cursos de excelência em todo o país) de instituições cearenses. A seguir, os órgãos onde há equipes de pesquisadores do programa Cientista Chefe, com seus respectivos coordenadores:

Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece)

José Soares de Andrade (Ciência de Dados)
Professor titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará, membro do Colegiado do Curso de Pós-graduação em Física da Universidade Federal do Ceará (nível 7 na avaliação da CAPES) e bolsista de pesquisa do CNPq Nível 1A.

Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet)

Raúl Cruz Izquierdo (Pesca e Aquicultura)
Graduado em Ciências Biológicas (UH, CUBA) e doutor em Ciências Biológicas. Trabalhou no Centro de Investigações Pesqueiras (CIP-MIP-CUBA) de 1974 a 1997, no Centro de Investigações Marinhas (CIM-UH-CUBA) de 1998 a 2009 e está lotado no Instituto de Ciências do Mar (Labomar-UFC-BRASIL) desde 2010, onde é professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais (PPGCMT).

Samuel Façanha Câmara (Ecossistema de Inovação)
Graduado em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia, é mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará, doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco e tem pós-doutorado em Gestão da Inovação pela Fundação Getúlio Vargas. Foi pró-reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú, diretor de articulação institucional do Instituto de Tecnologia da Informação (ITIC), coordenador e vice-coordenador do Programa de Pós Graduação e Administração da Uece, coordenador do Projeto RedeNit-CE (Rede de Inovação composta pelos NITs do Ceará) e coordenador do Núcleo de Pesquisa em Gestão da Tecnologia, Inovação e Conhecimento (GESTIC).

Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA)

João Felipe Nogueira Matias (Aquicultura e Pesca Artesanal)
Possui graduação em Engenharia de Pesca e em Administração, MBA em Gestão Empresarial, mestrado em Engenharia de Pesca, na linha de Aquicultura e Sustentabilidade e mestrado em Administração e Controladoria, na linha de Estratégia e Sustentabilidade. Possui doutorado em Biotecnologia de Recursos Pesqueiros e pós-doutorado em Dinâmica dos Oceanos e da Terra na Universidade Federal Fluminense. Foi Secretário de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura nos períodos de 05/2005 a 03/ 2012 e 04/2015 a 10/2015. Foi consultor da FAO/ ONU e atuou como Secretário-Executivo da Red de Acuicultura de las Américas. Atualmente tem atuado nas áreas de Gestão Estratégica, Sustentabilidade e Inovações Tecnológicas voltadas para a aquicultura.

Secretaria da Educação do Ceará (Seduc)

Jorge Lira 
Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2000). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Ceará e bolsista de produtividade em pesquisa, nível 1C na área de Matemática.

Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS)

José Macedo
É professor associado do departamento de computação da Universidade Federal do Ceará e desde 2016 é coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado da Pós-Graduação do Departamento de Computação. Concluiu mestrado e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro nos anos de 2001 e 2005, respectivamente.

Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará (SRH)

Francisco de Assis Souza Filho
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1990), tem mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor do departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará.

Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa)

José Xavier Neto
Médico pela Universidade Federal do Ceará (1989) com doutorado em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo (1993) e pós-doutorado na Universidade de Harvard (1997-1999). Foi Médico Pesquisador do InCor (Instituto do Coração) e da Universidade de São Paulo, além de coordenador da Unidade de Transgênicos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi pesquisador Nível 6 do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio/CNPEM), onde criou e coordenou o Laboratório de Modificação do Genoma (LMG). Liderou uma equipe multidisciplinar internacional que descreveu o primeiro coração fossilizado e criou um modelo experimental para a neuropatologia do desenvolvimento induzida pelo vírus Zika. É professor visitante do Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Secretaria da Infraestrutura (Seinfra)

Fernando Antunes (Energias renováveis)
Bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará, bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará, mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo e PhD pela Loughborough University of Technology, da Inglaterra (1991). É professor titular do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) da Universidade Federal do Ceará ensinando e pesquisando nas áreas de eletrônica de potência, máquinas elétricas e produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis de energia. Coordena o Grupo de Processamento de Energia e Controle (GPEC), do DEE, onde são realizadas pesquisas com financiamento de agências de fomento e empresas nacionais.

Jorge Soares (Infraestrutura viária)
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1992), mestrado em Engenharia Civil – Texas A&M University (1994) e doutorado em Engenharia Civil – Texas A&M University (1997). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Análise e Dimensionamento de Pavimentos e Caracterização Mecânica de Misturas Asfálticas.

Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS)

Márcia Maria Tavares Machado 
Sanitarista, é professora do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). É graduada em Enfermagem pela UFC, tem mestrado em Saúde Pública pelo Departamento de Saúde Comunitária da UFC, doutorado em Enfermagem em Saúde Comunitária pela UFC e pós-doutorado na Harvard School of Public Health. Coordenou o Banco de Leite Humano da Maternidade Escola Assis Chateaubriand e atuou como membro efetivo do Comitê Nacional de Aleitamento Materno (AM) do Ministério da Saúde.

Secretaria do Meio Ambiente (Sema) 

Marcelo de Oliveira Soares
Tem doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e pós-doutorado em Geociências Marinhas na Universitat Autònoma de Barcelona. É professor do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da UFC e atuou como vice-coordenador da graduação em Ciências Ambientais, coordenador da pós-graduação em Ciências Marinhas Tropicais e atualmente é vice-coordenador do mesmo departamento.

 

Além dos cientistas chefes que atuam nas secretarias, a Funcap conta com um cientista chefe cuja função é avaliar, de forma geral, o andamento do programa e os resultados obtidos em cada área. Seguem as informações sobre ele:

Antonio Gomes de Souza Filho (Avaliação das ações de ciência e inovação)
Concluiu o doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2001 com realização de estágio sanduíche no MIT (Estados Unidos) durante o ano de 2000. Atualmente é professor do Departamento de Física da UFC e bolsista de produtividade do CNPq, nível 1A. Já atuou como pesquisador visitante da Universidade de Tohoku (Japão), do MIT, da Universidade de Lyon-1 (França) e da Unicamp. Foi agraciado em 2009 com o prêmio Somiya Award da International Union of Materials Research Societies 2009 for the collaborative work on “Carbon nanostructured materials”. Foi pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFC de 2016 a 2019 e tesoureiro da Sociedade Brasileira de Física de 2017 a 2019. Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências no período de 2001 a 2015 e ingressou como membro titular da instituição em 2018. Recebeu, em 2018, da Presidência da República do Brasil, a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico – Classe Comendador. Atualmente é membro do conselho da Sociedade Brasileira de Física (2019-2021) e membro do Conselho Consultivo da Academia Brasileira de Ciências (2019-2021). Atua na área de física da matéria condensada com ênfase em nanociência e nanotecnologia.