Ministro da Agricultura inaugura complexo de laboratórios em Fortaleza

25 de setembro de 2012 - 15:56

O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, inaugura na tarde de hoje, 25, em Fortaleza (CE), três novos laboratórios da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O Laboratório Multiusuário de Química de Produtos Naturais (LMQPN), o Laboratório de Tecnologia da Biomassa e o Laboratório de Biologia Molecular ampliam a capacidade analítica da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE), Unidade Descentralizada da Embrapa. As novas estruturas, orçadas em R$ 13,4 milhões, contaram com recursos do PAC Embrapa, de emendas parlamentares e do tesouro nacional.

O LMQPN é um laboratório de referência em química de produtos naturais para todas as unidades da Embrapa no País e para instituições parceiras. É o segundo laboratório multiusuário de referência da Empresa, ao lado do Laboratório de Bioinformática, na Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP). O objetivo do novo laboratório é utilizar as ferramentas da química para aproveitar os recursos naturais brasileiros no desenvolvimento de produtos como fitoterápicos, fármacos, pesticidas, fragrâncias, aromas, cosméticos, pigmentos naturais, embalagens biodegradáveis, entre outros.

O segundo laboratório instalado, o de Biologia Molecular, realizará a caracterização molecular de espécies vegetais e de microrganismos, de forma a atender demandas dos demais grupos de pesquisa da Embrapa Agroindústria Tropical. As análises serão empregadas em programas de melhoramento genético e em pesquisas que requeiram a identificação ou a avaliação da variabilidade genética de plantas e microrganismos.

Já o Laboratório de Tecnologia da Biomassa visa desenvolver materiais, produtos e processos focados no uso sustentável e integral dos resíduos agrícolas e agroindustriais e da biomassa brasileira. A intenção é agregar valor aos recursos renováveis provenientes da biodiversidade, de forma sustentável.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Embrapa Agroindústria Tropical.