Funcap lança edital de pós-doutorado com investimento de R$ 2,4 milhões

27 de novembro de 2020 - 15:22

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) lança hoje o Edital 03/2020 – Programa de Pós-Doutorado para Jovens Doutores. Realizada em parceria com o Fundo de Tecnologia e Inovação (FIT), a iniciativa irá disponibilizar 20 bolsas com duração de 24 meses e valor mensal de R$ 5 mil, resultando em um investimento de até R$ 2,4 milhões.

Poderão participar da seleção pesquisadores com título de doutor obtido há no máximo cinco anos que sejam vinculados a um projeto de pesquisa chefiado por um docente de programa de pós-graduação stricto sensu sediado no Ceará. Este docente, que precisa ter vínculo empregatício permanente com a instituição de execução do projeto, será o responsável pelo envio da(s) proposta(s).

O edital é parte do esforço empreendido pela Funcap e pela Secitece para investir na atuação de doutores recém-formados para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no Ceará. Seus principais objetivos são desenvolver pesquisa e inovação em áreas estratégicas para o Estado, promover o reforço à pós-graduação e aos grupos de pesquisa já atuantes e estimular a renovação de quadros nas universidades e instituições de pesquisa para o ensino em nível de pós-graduação.

As propostas dos candidatos devem ser apresentadas sob a forma de projeto de pesquisa e encaminhadas à Funcap via internet pelo Formulário Eletrônico próprio na Plataforma Montenegro (disponível no endereço montenegro.funcap.ce.gov.br) entre os dias 11 de dezembro próximo e 15 de janeiro de 2021 (veja o cronograma completo abaixo). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3275-2942 ou pelo e-mail direc@funcap.ce.gov.br. A íntegra do edital pode ser acessada aqui.

Lançamento do edital 27/11/2020
Disponibilização do formulário eletrônico (Plataforma Montenegro) 11/12/2020