Dilma Rousseff defende fortalecimento da C&T no Brasil

3 de setembro de 2012 - 15:19

O Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação, TI Maior, lançado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no último dia 20 de agosto, foi um dos temas abordados pela presidenta Dilma Rousseff na edição de hoje, 3 de setembro, do “Café com a Presidenta”.

Na oportunidade, Dilma afirmou que o desafio do País é erradicar a pobreza e, ao mesmo tempo, produzir ciência e tecnologia, agregando valor à produção. “Esse é o caminho para o Brasil chegar à economia do conhecimento e se encaminhar cada vez mais para ser uma grande nação”, avaliou.

Segundo a presidenta, o Brasil conta atualmente com quase nove mil empresas que desenvolvem softwares, mas o objetivo do governo é ampliar esse número. Nesse sentido, está previsto investimento, até 2015, de aproximadamente R$ 500 milhões.

“Vamos investir nas pequenas empresas de tecnologia, que geram muitos empregos – principalmente contando com jovens que têm uma imensa capacidade de criar. Uma das medidas mais importantes desse Programa é que vamos oferecer cursos para 50 mil trabalhadores do setor de tecnologia da informação”, salientou Dilma.

O TI Maior integra o Brasil Maior, programa de política industrial que contempla uma série de ações visando ampliar a competitividade das empresas, como a redução do valor pago pelas empresas de softwares e de tecnologia da informação à Previdência Social.

De acordo com a presidenta, a medida é importante porque reduz o custo do trabalho e aumenta a competitividade das empresas. “Nós também reduzimos os impostos para as empresas que queiram produzir semicondutores e tablets no Brasil”, completou.

Com informações da Ascom do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.