Funcap anuncia resultado de seis editais em parceria com a Capes

10 de agosto de 2012 - 14:45

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) divulga hoje, 10 de agosto, o resultado de seis editais no âmbito do Acordo de Cooperação firmado com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2010, tendo como objetivo fortalecer as pós-graduações no Ceará. Ao total, foram contemplados 86 projetos, que perfazem mais de R$ 13,3 milhões concedidos.

“Essa ação conjunta dos Governos Federal e Estadual pretende ser um marco a resultar em um aumento significativo da qualidade das pós-graduações do Estado e da capacidade de formação de recursos humanos altamente especializados”, afirmou o presidente da Funcap, Haroldo Rodrigues.

Segundo ele, a partir de 2013, também por meio do Acordo, serão lançados anualmente editais para o financiamento de custeio das pós-graduações e de cooperações internacionais. “Ainda esse ano, seguindo a meta de fortalecer a infraestrutura das pós-graduações com o aparelhamento de laboratórios, será divulgado o Resultado do Edital de Pró-Equipamentos, lançado pela Capes”, ressaltou.

Parceria

Estabelecido entre a Funcap e a Capes em agosto de 2010, o referido Acordo de Cooperação possui valor global de aproximadamente R$ 27,8 milhões e contava com oito metas focadas no fortalecimento da pós-graduação do Estado do Ceará.

No entanto, em 2012 as agências renegociaram o plano de trabalho, redefinindo sete metas para dar continuidade às ações iniciadas, o que implicou em aditivação de tempo, estendendo o Acordo até 2016.

Como consequência dessa decisão, os julgamentos de seis dos editais lançados em 2011 foram finalizados e, após homologados pelas diretorias das duas agências, terão seus resultados publicados ao longo do dia de hoje, na página da Funcap (www.funcap.ce.gov.br).

Confira a lista dos Editais cujos resultados serão publicados hoje:

1. Edital 02/2011 — Apoio a Projeto MINTER/DINTER
2. Edital 07/2011 — Bolsas de Pós-Doutorado
3. Edital 08/2011 — Complementação de Bolsas de Pós-Doutorado
4. Edital 06/2011 — Áreas Estratégicas
5. Edital 03/2011 — Cooperação Internacional
6. Edital 04/2011 — Estímulo à Cooperação Científica e Desenvolvimento da Pós-Graduação