Ceará é um dos estados com mais inscrições de ideias no Programa Centelha
14 de janeiro de 2026 - 16:21
Com um total de 1.139, o Ceará figura entre os estados com maior número de inscrições no Programa Centelha, que nesta sua terceira edição contabilizou mais de 9 mil propostas inovadoras apresentadas por empreendedores e startups de 16 unidades da federação. Criado para incentivar novos negócios e capacitar empreendedores em todo o Brasil, o Centelha alcançou, neste terceiro ciclo, números recordes. O Espírito Santo ocupa a primeira posição com 1.897 propostas submetidas. O Ceará ocupa a segunda colocação e é seguido por Goiás (1.063) e Piauí (1.018). A etapa atual prevê investimento total de R$ 160 milhões, o maior valor já aplicado no programa. A meta, com essa iniciativa, é apoiar mais de 1,1 mil novos empreendimentos inovadores.
Startups cearenses inscritas
O desempenho cearense no Centelha reflete, entre outros fatores, o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao empreendedorismo inovador. Um exemplo desse avanço é a participação de startups beneficiadas pelo programa Corredores Digitais, iniciativa do Governo do Ceará por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) – à qual a Funcap é vinculada. As startups classificadas na fase 1 integram as jornadas Bora Criar, Bora Construir e Bora Crescer, além de ações desenvolvidas em parceria com o programa Empreende UFC.
“Esse resultado é fruto de um acompanhamento contínuo realizado pela Secitece com os empreendedores, indo desde a concepção da ideia até o desenvolvimento do produto e preparando as startups para acessar novas oportunidades de fomento e para crescer de forma estruturada”, explica a titular da Secitece, Sandra Monteiro. A atuação integrada contribui para qualificar os empreendedores e ampliar a competitividade das propostas apresentadas em programas nacionais de inovação.
O Centelha é uma iniciativa do MCTI, executada em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Confederação Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação Certi. No Ceará, a implementação do programa é feita pela Funcap.
Mais informações sobre o Centelha
Programa Corredores Digitais: https://www.sct.ce.gov.br/corredoresdigitais/
Programa Centelha: https://programacentelha.com.br/
Com informações da Secitece