Funcap aprova R$ 5,5 milhões em projetos com o Governo Federal

9 de fevereiro de 2023 - 16:37

A Funcap, órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), irá financiar, em parceria com órgãos do Governo Federal, projetos científicos e bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado para dezenas de pesquisadores cearenses. Serão aproximadamente R$ 5,5 milhões destinados ao desenvolvimento econômico e à formação de recursos humanos em várias áreas de conhecimento.

Uma das ações é o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Parcerias Estratégicas nos Estados III, um convênio com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foram aprovados todos os quatro projetos submetidos pela Funcap no processo seletivo do edital, uma competição que envolveu todas as FAPs do país.

O programa PDPG – Parcerias Estratégicas nos Estados III tem como objetivo apoiar projetos voltados à manutenção da qualidade e ao fortalecimento dos programas de pós-graduação acadêmicos através da formação de recursos humanos altamente qualificados. O edital prevê o pagamento de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado pela Capes e o fornecimento de recursos para custeio (equipamentos, materiais, despesas com prestadores de serviços, etc) pela Funcap.

Outra ação relevante foi a aprovação, junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), de 30 bolsas de pós-doutorado no âmbito do Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil. O CNPq iniciou ontem o cadastro dos pesquisadores aprovados. Os pesquisadores do Ceará irão receber, por 24 meses, uma bolsa de R$ 4.100,00 do CNPq. Além disso, cada projeto aprovado terá R$ 50 mil fornecidos pela Funcap.

“Essas ações indicam a sintonia entre as diretrizes atuais do Governo Federal e do Governo do Ceará, que consideram a ciência, a tecnologia e a educação instrumentos fundamentais para o desenvolvimento de sua gente”, afirma o professor Luiz Drude, presidente em exercício da Funcap.