Funcap lança edital de cooperação com pesquisadores da França

9 de janeiro de 2023 - 13:24

A Funcap, órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), informa o lançamento da primeira edição do Programa Cátedras Franco-brasileiras no Ceará. A iniciativa tem como objetivo acolher supervisores de pesquisa e pesquisadores de instituições francesas nas universidades cearenses e, de forma recíproca, de profissionais de universidades locais em instituições parceiras do país europeu. A iniciativa tem como objetivo apoiar colaborações entre duas
equipes (francesa e brasileira), possibilitando intercâmbio de pesquisadores entre
instituições da França e do Ceará

Os selecionados receberão passagem aérea de ida e volta e seguro internacional. A instituição francesa hospedeira ficará responsável pelo pagamento de bolsa e diárias do pesquisador brasileiro na França. As estadias terão duração entre 15 e 90 dias e as missões dos pesquisadores deverão ocorrer até o dia 31 de dezembro de 2023.

Para concorrer como pesquisadores, os candidatos precisam atender os seguintes requisitos: ser professor de universidade, palestrante, responsável ou diretor de pesquisa. Já para os supervisores de pesquisa, a exigência para cada postulante é de que seja professor do quadro permanente de universidade (no caso dos brasileiros, ela precisa ser sediada no Ceará), tenha título de doutor e apresente experiência na coordenação de projetos com cooperação internacional. 

Serão aprovados até quatro projetos. As propostas devem ser submetidas entre os dias 18 de janeiro e 28 de abril através de formulário disponível na Plataforma Montenegro (montenegro.funcap.ce.gov.br/sugba/index.php?cnpj=00078007000126&id_solicitacao=200). O cronograma e mais detalhes sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital, no endereço montenegro.funcap.ce.gov.br/sugba/edital/523.pdf.