Resultado do edital 01/2022 – Mulheres na Ciência

20 de junho de 2022 - 15:39

Resultado de um investimento de aproximadamente R$ 3,5 milhões, o edital 01/2022 – Mulheres na Ciência, que foi lançado em fevereiro deste ano, teve um total de 35 propostas aprovadas, distribuídas entre oito instituições de pesquisa do Ceará. Iniciativa pioneira da Funcap, o edital foi lançado no Dia Internacional das Mulheres na Ciência com o objetivo de apoiar projetos de pesquisa coordenados por mulheres, contribuindo para reduzir a assimetria (ainda existente) de gênero na distribuição de recursos na área científica.

Segundo o professor Luiz Drude, diretor científico da Funcap, o edital Mulheres na Ciência foi um marco, entre as iniciativas de auxílio da instituição: ele teve o maior número de propostas submetidas, um total de 344. “Além disso, os projetos aprovados são de alto nível e revelam que muitas mulheres, felizmente, já fazem parte dos grupos de excelência em pesquisa no Estado”, afirma.

Considerando o número de propostas aprovadas em relação ao total de submetidas, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Regional do Cariri (Urca) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece) foram as instituições com os maiores índices. Já na aprovação de projetos por área, houve uma distribuição bastante igualitária, com a maioria dos percentuais ficando entre 10% e 15% (veja tabelas anexas com os dados).

O professor Luiz Drude destaca, também, que houve um esforço da Funcap para remanejamento de recursos com o objetivo de aumentar o valor destinado inicialmente para o edital. “Conseguimos alocar cerca de R$ 500 mil a mais, principalmente para o apoio através de bolsas, devido ao grande número de propostas que recebemos e à qualidade dos projetos”.

As pesquisadoras dos projetos aprovados têm até o próximo dia 27/06 para fazer a entrega (no setor de Protocolo da Funcap) da documentação listada no edital. As demais orientações serão enviadas por e-mail. Para outros esclarecimentos, está disponível o atendimento pelo telefone 3275-2942 e os e-mails alinne.bezerra@funcap.ce.gov.br e ana.pontes@funcap.ce.gov.br.

Resultado do edital
montenegro.funcap.ce.gov.br/sugba/edital/resultados/507.pdf

Percentual de projetos aprovados por instituição
https://www.funcap.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/52/2022/06/Percentual-por-instituicao.pdf

Percentual de projetos aprovados por área de conhecimento
https://www.funcap.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/52/2022/06/Percentual-area-de-conhecimento.pdf