Com apoio da Funcap, Museu de Paleontologia do Cariri triplica número de pesquisadores

16 de março de 2022 - 19:18

 

Na semana passada foi realizado, no auditório do Geopark Araripe, o Workshop “Araripe: Patrimônio, Cultura, Ciência e Desenvolvimento”. No evento foram apresentados os 11 pesquisadores visitantes que chegaram ao Cariri com o objetivo de fortalecer e consolidar as ações do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, da Universidade Regional do Cariri (Urca).

A chegada dos pesquisadores vai triplicar o número de cientistas em atividade na instituição. Eles foram selecionados para atuar na área de Paleontologia, alguns com foco em técnicas de processamento de amostras paleontológicas e em suporte à Museologia. O Workshop foi realizado em alusão ao Dia do Paleontólogo, celebrado em 7 de março.

Recentemente definida como Paisagem Cultural do Ceará, a Chapada do Araripe, na região do Cariri, no sul do Ceará, tem um dos acervos de fósseis mais importantes do mundo. Com o apoio do Governo do Estado, através da Funcap e da Urca, ela apresenta uma produção científica com projeção internacional.

O Workshop contou com a presença do professor Luiz Drude, diretor científico da Funcap, que fez uma apresentação de dados sobre o esforço e o sucesso das políticas assimétricas do Governo do Estado, que têm incentivado a interiorização das instituições de ensino de excelência, com o crescimento de doutores e de laboratórios de pesquisa.

O evento contou ainda com a presença do reitor da Urca, Francisco de Lima Júnior, e do diretor do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, professor Allysson Pinheiro. O titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Carlos Décimo, participou de forma virtual.