Oportunidade: edital para pesquisador visitante da UFC

15 de março de 2022 - 11:35

O Colégio de Estudos Avançados (CEA), vinculado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), da Universidade Federal do Ceará (UFC), está com inscrições abertas para o Edital nº 01/2022, com 4 vagas para professor visitante. Elas podem ser preenchidas por pesquisadores definidos em categorias de acordo com as qualificações: “Jovem Doutor”, “Júnior”, “Pleno” e “Sênior” (veja requisitos para cada uma no fim do texto).

O edital prevê contrato de seis meses de duração e tem como linhas de pesquisa disponíveis “Mensuração e Avaliação de Política Educacional para o Desenvolvimento Social”, “A Construção Baseada em Evidências de Sociedades Seguras, Saudáveis, Justas e Inclusivas de Gênero” e “Elaboração, Análise e Previsão de Dados Longitudinais para Mudança Microssocial”. A remuneração prevista é de R$ 20.530,01 para a categoria Sênior, R$ 18.663,64 para a categoria Pleno, R$ 16.591,91 para Júnior e R$ 11.800,12 para Jovem Doutor.

A inscrição deve ser realizada entre 21 e 25 de março apenas por e-mail. Os endereços disponíveis para envio da documentação são diretoria@eideia.ufc.br ou cea_pvisitante@caen.ufc.br. As taxas de inscrição são as seguintes: R$ 513,00 para Sênior, R$ 466,00 para Pleno, R$415,00 para Júnior e R$ 295,00 para Jovem Doutor. Mais informações podem ser obtidas no site do CEA (www.cea.ufc.br/pt) ou pelo telefone (85) 3366–9031. A íntegra do edital (em português e inglês) pode ser acessada no endereço caen.ufc.br/wp-content/uploads/2022/03/edital-01-2022-cea-eideia-certificacao-prointer-1.pdf.

Requisitos para os candidatos

Jovem doutor: ter título de doutor entre 2 e 5 anos, ter tido pelo menos uma bolsa de outra instituição e formação acadêmica ou técnico científica inovadora para o programa de pós-graduação da coordenadoria na qual pretende atuar;

Júnior: ter título de doutor entre cinco e 10 anos e produção acadêmica relevante (equivalente à de pesquisador de produtividade do CNPq nível 2) segundo critérios da área de conhecimento específica à qual pertence o programa de pós-graduação (comitê de área do CNPq);

Pleno: ter título de doutor por tempo igual ou superior a 10 anos e produção acadêmica relevante (equivalente à de pesquisador de produtividade do CNPq nível 1C e 1D) segundo critérios da área de conhecimento específica à qual pertence o programa de pós-graduação (comitê de área do CNPq);

Sênior: ter título de doutor por tempo igual ou superior a 10 anos e produção acadêmica relevante (equivalente a de pesquisador de produtividade do CNPq nível 1A e 1B) segundo critérios da área de conhecimento específica à qual pertence o programa de pós-graduação (comitê de área do CNPq).