Inscrições abertas para mestrado e doutorado em Engenharia Química da UFC

11 de janeiro de 2022 - 11:05

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará (UFC) está com inscrições abertas até o dia 1º de fevereiro para seleções de mestrado e doutorado. Podem participar portadores de diplomas de graduação ou mestrado (dependendo do processo seletivo) em Engenharia Química e áreas afins (Biologia, Biomedicina, Engenharia Bioquímica, Engenharia Industrial Química, Engenharia de Produção – Química, Engenharia de Operação – Química, Engenharia Química, Farmácia, Química, Química Industrial, Tecnologia Ambiental e Tecnologia em Química) obtidos em cursos de graduação reconhecidos pelo MEC e em programas de pós-graduação reconhecidos pela Capes.

Para a seleção de mestrado, são até 20 vagas disponíveis na área “Processos Químicos e Bioquímicos”. Já para doutorado, são até 14 vagas distribuídas entre as linhas de pesquisa “Sistemas Reacionais”, “Sistemas de Separação” e “Análise e Desenvolvimento de Processo”. Para se inscrever, é preciso preencher o formulário eletrônico disponível no endereço www.si3.ufc.br/sigaa/public (aba “Processos seletivos stricto sensu”) e carregar um arquivo formato PDF contendo a documentação especificada em cada edital. As informações relativas ao deferimento ou indeferimento das inscrições serão fornecidas via e-mail, no endereço fornecido pelos candidatos.

O processo de seleção para o mestrado compreende análise de histórico escolar e do currículo. Para o doutorado, há o critério adicional de avaliação da qualidade da proposta de pesquisa. A seguir, o cronograma dos editais para o período posterior às inscrições:

– Publicação das inscrições deferidas – até 4 de fevereiro

– Apresentação de recurso ao indeferimento de inscrição – 7 e 8 de fevereiro

– Resposta aos recursos – 10 de fevereiro

– Publicação dos resultados finais da seleção – 16 de fevereiro

– Apresentação de recurso ao resultado final – 17 a 23 de fevereiro

– Resposta aos recursos – 25 de fevereiro

Os resultados de ambas as seleções serão divulgados nas páginas do SIGAA (www.si3.ufc.br/sigaa/public) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (www.pgeq.ufc.br).