Programa Cientista Chefe recebe prêmio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa
16 de dezembro de 2021 - 11:49

Professor Jorge Soares, diretor de inovação da Funcap (ao centro), na cerimônia de premiação. Credito da imagem: Luiz Bernardo Jr (Unila)
O programa Cientista Chefe, da Funcap, foi um dos agraciados na edição 2021 do Prêmio Confap de Boas Práticas em Fomento à Ciência, Tecnologia & Inovação. O reconhecimento é concedido às FAPs (Fundações de Amparo à Pesquisa) que desenvolveram ações e procedimentos criativos, inovadores e eficientes no estímulo ao desenvolvimento e à execução da Política Nacional de Ciência, Tecnoligia e Inovação (CT&I) e que, por consequência, tenham potencializado a interação entre academia, setor produtivo, governo e sociedade e elevado a qualidade e a quantidade de pesquisas científicas apoiadas em seus respectivos estados.
A Funcap conquistou o terceiro lugar (empate) do prêmio na categoria “Desenvolvimento do Ecossistema de Ciência, Tecnologia & Inovação” e ficou empatada com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), que concorreu com o programa “Ouse Criar”. As FAPs classificadas em primeiro lugar, em cada uma das categorias, foram premiadas com certificado, troféu e medalha. As classificadas em segundo lugar receberam certificado e troféu. Já os terceiros lugares foram premiados com certificado e medalha.
O prêmio “Boas Práticas em Fomento à Ciência, Tecnologia & Inovação” é uma realização do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). A cerimônia de entrega foi realizada no último dia 9 de dezembro em Foz do Iguaçu, no Paraná. A Funcap foi representada pelo professor Jorge Soares, diretor de inovação da Funcap.