Começa hoje maratona de programação apoiada pela Funcap

24 de setembro de 2021 - 12:59 # #

Começa hoje o HackPI Ceará: Hackathon para a Primeira Infância Cearense, uma maratona de programação para estimular o desenvolvimento de novas funcionalidades e ferramentas que possam melhorar o Sistema de Monitoramento da Qualidade da Educação Infantil, recurso tecnológico usado pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc).

Através desse sistema de monitoramento, a Seduc vai subsidiar os municípios com informações e referências que indicam para onde eles devem avançar nas políticas para a educação infantil, monitorar o progresso de todos eles e planejar ações estaduais de apoio. Ele já está em funcionamento em algumas unidades piloto.

Segundo o professor Jorge Lira, cientista chefe de Educação da Funcap, a maratona é uma iniciativa conjunta do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes), da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, do Centro de Excelência em Políticas Educacionais (Cenpe), da Universidade Federal do Ceará (UFC), e do Programa Cientista-Chefe de Educação Básica (Funcap/Seduc).

Além da participação do Cientista Chefe nas iniciativas relacionadas ao Sistema de Monitoramento da Qualidade da Educação Infantil, a Funcap também vai investir recursos, especificamente na maratona. “As duas equipes vencedoras vão fazer uma imersão na USP, apresentando as soluções desenvolvidas na maratona, e a Funcap vai apoiar através do custeio das passagens aéreas”, afirma Jorge Lira.

De acordo com os organizadores, as soluções a serem desenvolvidas no HackPI Ceará têm foco em dois temas: “Potencializando o uso e a interpretação dos dados” e “A criança como parte ativa do processo de avaliação”. O evento vai até o próximo dia 26/09 (domingo) e a abertura, hoje, poderá ser acompanhada pelo público na página do Lepes no Youtube (bit.ly/abertura-HackPI). Os resultados e outras interações pelos stories poderão ser acompanhados pelo Instagram do Lepes: www.instagram.com/lepesusp/.

SERVIÇO
Link de acesso: bit.ly/abertura-HackPI
Abertura da HackPI Ceará: Hackathon para a Primeira Infância Cearense
– 18h Abertura e falas institucionais
– 18h40 Apresentação do cronograma e dos critérios de avaliação
– 18h50 Palestra “Engajamento da sociedade na avaliação da Educação Infantil (Aline Matos, orientadora da Célula de Apoio e Desenvolvimento da Educação Infantil (Cadin) – Seduc
– 19h05 Palestra “Problemática 1: Potencializando o uso e a interpretação dos dados (Jorge Lira, cientista chefe de Educação)
– 19h20 Palestra “Problemática 2: A criança como parte ativa do processo de avaliação (Dagmar Soares, coordenadora do Programa Mais Infância Ceará)
– 19h35 Palestra “Sistema de Monitoramento da Educação Infantil (Felipe Martins, designer do Lepes, e Jean Pereira, desenvolvedor mobile do Lepes)
– 20h05 Apresentação do instrumento EAPI (Priscila Castilho, pesquisadora do Lepes
– 20h30 Apresentação da Avaliação das Aprendizagens (Camila Martins, pesquisadora do Lepes)