Inscrições para edital de apoio a empreendorismo inovador estão abertas até 15 de setembro

16 de julho de 2021 - 17:00

Startups com projetos de empreendedorismo inovador que tenham potencial de contribuição para o crescimento econômico do Ceará podem contar com o apoio do Governo do Estado. Estão abertas até o dia 15 de setembro as inscrições para participar do edital lançado pelo Programa Corredores Digitais, iniciativa conjunta da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e do Programa Clusters Econômicos de Inovação.

O edital irá contemplar, com foco em problemáticas locais, projetos de nove regiões cearenses: Grande Fortaleza, Litoral Leste, Vale do Jaguaribe, Sertão Central, Sertão do Cariri, Serra da Ibiapaba, Sertão de Crateús, Sertão de Sobral e Litoral Norte.

Os aprovados irão contar com benefícios como capacitação em inovação e empreendedorismo, mentoria para criação de novos negócios, networking (conexão com membros relevantes do ecossistema de empreendedorismo e inovação do Ceará e do Brasil), ferramentas de inovação, pacotes de serviços fornecidos por parceiros, e bolsas de inovação da Funcap para os empreendedores pertencentes às equipes dos projetos.

Os candidatos deverão inscrever os projetos pela Internet, no endereço www.sct.ce.gov.br/corredoresdigitais. Até 48 propostas serão apoiadas durante o período de um ano. A íntegra do edital, com todas as informações sobre o processo seletivo, está disponível aqui.

O Programa Clusters Econômicos de Inovação é uma ação conjunta das Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), da Ciência e Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e suas respectivas vinculadas: Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

De acordo com titular da Secitece, Inácio Arruda, o edital irá “apoiar startups de várias regiões do Ceará e que trabalham com diferentes frentes tecnológicas, como big data, computação em nuvem, chatbots, robótica, cibersegurança e muitas outras tecnologias essenciais para o avanço econômico do Ceará”.

“O Programa Clusters Econômicos de Inovação tenta ofertar para as startups a oportunidade de desenvolver soluções inovadoras a partir de problemas reais de empresas das suas próprias regiões. Essas empresas funcionarão como laboratório e mercado para que as startups possam criar musculatura e ofertar suas soluções para outras regiões do Brasil e do mundo. Usamos para isto toda a experiência e o conhecimento dos Corredores Digitais”, afirma o secretário executivo de Comércio, Serviços e Inovação da Sedet, Julio Cavalcante Neto.

Para o cientista chefe de inovação da Funcap, professor Samuel Façanha, o novo edital marca uma nova fase em direção ao estímulo do desenvolvimento regional pela busca da competitividade nos setores da economia cearense. “Teremos como base a relação com startups que podem prover soluções inovadoras, permitindo às empresas resolver questões que impactam positivamente em suas performances. Também há impacto positivo na geração de renda e trabalho e na retenção de capital humano talentoso e cearense em seu nascedouro, ajudando a distribuir riqueza por todo o Estado”, afirma.

Através do professor Samuel, a Funcap participa de forma ativa do programa Clusters Econômicos de Inovação. Desde a concepção da iniciativa, ele vem ajudando com uma visão técnica, relacionada ao estudos sobre o fenômeno da inovação – fruto de sua experiência como pesquisador no mestrado e no doutorado em Administração da Universidade Estadual do Ceará (Uece). A equipe do Cientista Chefe vem trabalhando junto com técnicos da Secitece e da Sedet na proposta e na condução de metodologias que ajudam o programa Clusters Econômicos de Inovação a alcançar seus objetivos.

Os projetos selecionados serão divididos em dois grupos. O resultado será publicado no dia 30 de agosto, para os do Grupo 1, e no dia 1º de novembro para os do grupo 2. A divulgação será feita nos sites e nas redes socais da Secitece, da Sedet e dos Corredores Digitais.