Funcap lança edital PDCTR para financiamento de pesquisadores com experiência comprovada

15 de julho de 2021 - 15:22

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), lança hoje o edital 03/2021 – Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (PDCTR). A iniciativa é feita em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O principal objetivo do edital é diminuir as desigualdades regionais e estimular a fixação, em território cearense, de recursos humanos com experiência em ciência, tecnologia e inovação com reconhecida competência profissional em instituições ou empresas públicas e privadas. Ele aborda duas vertentes:

– regionalização
atração de doutores titulados em outros estados do Brasil e de outros países para instituições ou empresas públicas e privadas, de ensino superior e pesquisa científica, tecnológica e inovação localizadas na Região Metropolitana de Fortaleza/CE;

– interiorização
atração de doutores para fora da área metropolitana de Fortaleza, permitindo a concessão de bolsa a doutor formado ou radicado no próprio estado.

A previsão de investimento, por parte do CNPq, é de R$ 4.978.600,00 para o pagamento de bolsas de até 36 meses, auxílio instalação e auxílio deslocamento. Já a Funcap irá conceder auxílio financeiro de R$ 20.000,00 por quota de bolsa para serem usados no financiamento das atividades de pesquisa, na complementação das bolsas e em itens de custeio e de capital. A lista com todos os itens financiáveis está disponível no edital, que pode ser acessado aqui.

Disponibilidade do formulário eletrônico para submissão das propostas 21/07
Limite para submissão eletrônica das propostas Até o dia 30/08
Divulgação dos resultados na página eletrônica da Funcap A partir do dia 16/11
Limite para recursos administrativos referente ao resultado final do julgamento 22/11