Oportunidade: cursos gratuitos de Física para professores e alunos do ensino médio

23 de junho de 2021 - 13:29

Com a proposta de oferecer conhecimentos básicos sobre temas como buracos negros, Física de Partículas, Astrofísica, Astronomia, Nanociência, Nanotecnologia, Biofísica, História da Física e Mecânica Quântica, será realizada a IV Escola de Física Teórica do Ceará: a Universidade Indo à Escola. A iniciativa vai ocorrer de forma remota no período de 9 a 31 de julho, sempre aos sábados. Todos os cursos são gratuitos.

Neste ano, a escola está sendo organizada pelo Departamento de Física e pelo Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Ceará, com a colaboração dos cursos de Física da Universidade Estadual do Ceará (Uece) dos campi de Fortaleza e do interior do Estado. Antes voltada apenas para alunos de graduação, a edição de 2021 será destinada a estudantes e professores do ensino médio. As inscrições ocorrem até o próximo dia 27 (sábado) no site do evento (fisica.ufc.br/portal/eventos/public/evento.php?id=26).

A palestra de abertura, no dia 9 de julho, terá como convidado o professor Luiz Davidovich, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), presidente da Academia Brasileira de Ciências. Ele falará sobre o tema “O mundo dos quanta: dos sonhos de Einstein aos computadores quânticos”. Confira abaixo a programação:

 

CURSOS DE NÍVEL BÁSICO (pré-requisito: matemática do ensino médio)

 

Dias 10/7, 17/7, 24/7 e 31/7 ‒ das 9h às 12h

Astrofísica Estelar: uma breve introdução ‒ Daniel Brito de Freitas (UFC)

Nanociência & nanotecnologia ‒ Antonio Gomes Souza Filho (UFC)

Física de partículas e a nova força da natureza ‒ Job Saraiva (UFCA)

Física de células vivas e matéria mole ‒ Cláudio Nunes Lucas de Oliveira e Jeanlex Soares de Sousa (UFC)

 

Dias 10/7, 17/7, 24/7 e 31/7 ‒ das 14h às 17h

Física de buracos negros ‒ Ivan Jardim (URCA)

História da física ‒ Saulo Davi Soares e Reis (UFC)

Princípios de mecânica quântica e aplicações ‒ João Milton Pereira Júnior (UFC)

Introdução à astronomia geral ‒ Demerval Carneiro e Heliomárzio Rodrigues Moreira (Planetário Rubens Azevedo/Seara da Ciência da UFC)

 

 

CURSOS DE NÍVEL AVANÇADO (pré-requisito: Cálculo I)

 

Dias 10/7, 17/7, 24/7 e 31/7 ‒ das 9h às 12h

Nanociência & nanotecnologia ‒ Eduardo Bedê Barros (UFC)

 

Dias 10/7, 17/7, 24/7 e 31/7 ‒ das 14h às 17h

Física de buracos negros ‒ José Euclides Gomes da Silva (UFCA)

Princípios de mecânica quântica e aplicações ‒ Raimundo Nogueira Costa Filho (UFC)

Com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), do Conselho Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a IV Escola de Física Teórica do Ceará tem como coordenador-geral o professor Geová Alencar, do Departamento de Física da UFC. Ele integra a comissão organizadora com os professores José Alves Lima Júnior, Antonio Gomes Souza Filho e Ricardo Renan Landim de Carvalho, da UFC, e Célio Muniz, Marcony Cunha e Makarius Tahim, da Uece.

A Escola de Física Teórica surgiu em 2015 por parte dos professores das duas universidades, interessados em divulgar aspectos desse ramo da Física para alunos de graduação de todo o Ceará. O professor Geová explica que a iniciativa sempre foi feita através de parceria entre UFC e Uece, mas as três primeiras edições foram “encabeçadas” pelos cursos de Física da Uece (capital e interior). Essa é a primeira vez que o Departamento de Física da UFC e o Programa de Pós-Graduação em Física ficam à frente da organização.

Para ele, a iniciativa é “importantíssima para a formação em física básica no Ceará. As outras edições contaram com alunos de todas as regiões do Ceará, e isso tornou acessível um conhecimento de ponta para estudantes de graduação das mais remotas regiões cearenses. A edição organizada pela Física da UFC vai tentar fazer o mesmo com estudantes e professores do ensino médio. Sendo remoto, esperamos que milhares de participantes tenham acesso à física de fronteira e a um primeiro contato com a universidade. Esperamos assim fortalecer a cultura científica nos estudantes do Estado”.

Já o professor Antonio Gomes, também do Departamento de Física da UFC, destaca que “é muito estratégico que a universidade pública aumente o engajamento com as escolas em todos os níveis. É preciso que o ensino das nossas crianças e adolescentes tenha uma presença forte da ciência, dos avanços recentes, incluindo a ciência que fazemos nas nossas universidades cearenses”.

As edições anteriores da Escola de Física Teórica foram realizadas presencialmente no Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Pacoti, com os seguintes temas:

– I Escola de Física Teórica da UECE: da Pesquisa ao Ensino (2015);

– II Escola de Física Teórica da UECE: da Pesquisa ao Ensino (2017);

– III Escola de Física Teórica do Ceará: 100 Anos do Eclipse que Iluminou a Ciência (2019).

 

Com informações da assessoria de imprensa da UFC