Cientista Chefe do meio ambiente lança projeto de monitoramento comunitário de praias

14 de junho de 2021 - 15:20

O litoral cearense vai ser monitorado com a ajuda cidadãos e turistas que frequentam a costa e aproveitam a oportunidade para tirar fotos. Essa é a linha principal do projeto Coastsnap Ceará, uma das ações da equipe do Cientista Chefe do meio ambiente. O trabalho está integrado aos projetos “Planejamento Costeiro e Marinho do Ceará (PCM)”, coordenado pelo pesquisador Eduardo Lacerda Barros, e “Sistemas de Informações Geográficas (SIG) Ambiental do Ceará”, que tem como responsável o cientista Renan Gonçalves Pinheiro Guerra.

No Coastsnap, os usuários compartilham as imagens nas redes sociais com as hashtags especificas do projeto e elas podem ser usadas para calcular as taxas de mudança na posição da linha de costa, como o avanço e recuo do mar. O banco de dados do monitoramento poderá fornecer previsões sobre a resposta da praia frente às mudanças ambientais e às formas de uso e ocupação.

O projeto foi criado na Austrália em 2017 por meio de uma parceria entre o The Office of Environment and Heritage, do Water Research Lab, da University of New South Wales (UNSW), e o Northern Beach Council. Hoje ele está presente em todos os continentes, formando uma rede global comunitária de monitoramento de praias. O método desenvolvido na Austrália será aplicado no litoral do Ceará por meio de parceria entre o Cientista Chefe de meio ambiente e várias instituições (veja no final do texto).

De acordo com os pesquisadores, a ideia é que nos próximos anos todo o litoral do Ceará possa ser monitorado de forma inovadora e com baixíssimo custo com o apoio das pessoas. Essa abordagem é chamada de ciência cidadã e visa o engajamento popular para o cuidado com as praias e produção de dados científicos. Assim, políticas públicas podem ser executadas com mais precisão.

A proposta de monitoramento comunitário do litoral é baseada em fotografias que são compartilhadas por diversos meios (Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e e-mail) por munícipes e turistas que visitam as estações do projeto. Os usuários podem apontar a câmera do celular para os QR Codes presentes em placas posicionadas no litoral e ver os meios de contato da equipe de pesquisa.

Estação do Coastsnap Ceará na Praia do Pacheco (Caucaia)

A estação piloto está localizada na Praia do Pacheco no município de Caucaia (um dos que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza), ao lado do La Suite Praia Hotel. Ela faz parte dos trabalhos de pesquisa do aluno de Mestrado em Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO/Uece) Melvin Leisner, que é orientado pelo professor Davis Pereira de Paula, um dos membros da Coordenação do Núcleo Costeiro do Planejamento Costeiro e Marinho do Ceará. A expectativa é que em um futuro próximo mais estações monitoradas por outros alunos das instituições parceiras sejam instaladas.

Um dos pontos importantes da iniciativa é o envolvimento de diferentes segmentos da sociedade para permitir a disseminação das ações de extensão do meio acadêmico e tornar explícita a relevância dos estudos que envolvem a dinâmica do litoral, a variação da linha de costa e os processos de erosão.

Instituições parceiras do Coastsnap Ceará
– Water Research Lab (University of New South Wales)

– Laboratório de Geologia e Geomorfologia Costeira e Oceânica (LGCO) da Universidade Estadual do Ceará (Uece)

– Laboratório de Oceanografia Geológica (LOG), do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Criado na atual gestão da Funcap, o programa Cientista Chefe tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Através dele, equipes de pesquisadores estão trabalhando nas secretarias ou órgãos mais estratégicos do Governo do Estado para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que podem ser implantadas para melhorar os serviços e, desta forma, proporcionar mais qualidade de vida à população.