Oportunidade: seleção da Unifor para pesquisador de Biotecnologia

1 de junho de 2021 - 10:24

A Universidade de Fortaleza (Unifor) está com inscrições abertas até o próximo dia 20 de junho para a vaga de professor(a) pesquisador(a) do Núcleo de Biologia Experimental (Nubex). Os candidatos devem ter concluído doutorado e contar com trajetória de pesquisa em Bioinformática, experiência em análise e interpretação de dados de sequenciamento de nova geração (NGS) com base em conhecimentos de genética molecular e médica e conhecimento nas principais linguagens de programação e pacotes de software para aprendizagem automática (machine learning).

É desejável ainda que a graduação do(a) participante seja em Ciências da Computação, Física, Biologia ou Biotecnologia. No entanto, profissionais com experiência na área que tenham cursado outras graduações também poderão participar da chamada pública. “Inicialmente o(a) professor(a) se dedicará integralmente às atividades de pesquisa executando projetos nas temáticas de vigilância genômica, no monitoramento de novas variantes do SARS-CoV-2 e de outros agentes patológicos na Oncologia e na Medicina Reprodutiva”, explica a professora Ana Cristina Moreira, diretora do Nubex .

Inaugurado em março de 2013, o Nubex visa produzir novos conhecimentos que respondam aos desafios científicos, biotecnológicos e sociais do Brasil atuando nas áreas de pesquisa, inovação e desenvolvimento para diversos segmentos – principalmente saúde, alimentos, fármacos e educação. O núcleo também é uma unidade de suporte aos mestrados institucionais em Ciências Médicas, Enfermagem e Odontologia e ao doutorado em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), além de programas de pós-graduação de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) parceiros.

A professora Ana Cristina ressalta que atualmente se encontram em andamento projetos com colaboração de várias instituições do Brasil, como Universidade de São Paulo (USP), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e as universidades federais do Ceará, Piauí, Pernambuco e Maranhão. No exterior, há projetos do Nubex com a Universidade de Toronto, University College London, Universidade de Utah, Universidad de Concepción, Universidade da Pensilvânia, Instituto de Roslin-Escócia e Universidade de Coimbra.

Chamada para pesquisador doutor do Nubex (Unifor)
Os requisitos e documentos necessários para se inscrever na seleção podem ser acessados aqui
Inscrições até o dia 20 de junho