Através do programa Cientista Chefe, Sema irá lançar Inventário da Flora Cearense

5 de maio de 2021 - 09:16 # # # # #

 

Será lançado na próxima sexta, dia 07/05, o Inventário da Flora Cearense, levantamento de cerca de 2.465 de espécies plantas com flores e frutos que existem em diferentes locais do Estado. O trabalho abrange áreas como sertão, zona costeira, ambientes aquáticos, chapadas e serras e foi realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca) e Universidade do Vale do Acaraú (UVA). Foram compiladas informações provenientes de trabalhos de campo, coleções e publicações científicas.

Coordenado pela professora Iracema Loiola, do Departamento de Biologia da UFC, o inventário é um dos resultados do Programa Cientista-Chefe de Meio Ambiente, investimento da Funcap que conta com a parceria da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

Os dados estarão disponíveis no site da Sema, com livre acesso, e serão atualizados online pelos pesquisadores à medida em que ocorram novos registros de espécies. Segundo Marcelo Soares, cientista chefe do Meio Ambiente, a ideia é que o inventário auxilie na elaboração de políticas públicas para a conservação, estudos de biotecnologia, plantas medicinais e avaliação de impactos ambientais para empreendimentos.

O inventário terá como público-alvo gestores públicos (munícipios, estados e governo federal), consultores ambientais de empresas, Organizações Não-Governamentais (ONGs), estudantes e pesquisadores.

O programa Cientista Chefe, criado na atual gestão da Funcap, tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Através dele, equipes de pesquisadores estão trabalhando nas secretarias ou órgãos mais estratégicos do Governo do Estado para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que podem ser implantadas para melhorar os serviços e, desta forma, dar mais qualidade de vida para a população.

SERVIÇO
Lançamento do Inventário da Flora do Ceará
Data: Sexta (07/05)
Horário: 14 horas
Local: Canal do Youtube da Sema (youtube.com/SemaSecretariadoMeioAmbiente)
Com informações da Sema