Com apoio da Funcap, pesquisadores estudam benefícios de aplicativo de ensino de inglês

18 de fevereiro de 2021 - 09:27

O uso do aplicativo Duolingo em escolas públicas do Ceará mostrou que o recurso trouxe ganhos, em termos metodológicos, para o ensino de inglês. Este foi um dos resultados do trabalho realizado pelas pesquisadoras Lídia Cardoso e Pâmela Toassi, da Universidade Federal do Ceará, e Bernhard Angele, da Universidade de Bournemouth, no Reino Unido, que está descrito no relatório “UK-Brazil English Collaboration Call 2018-2019 Do Ensino Básico à Universidade: Pesquisas e Colaborações sobre a Língua Inglesa”, do British Council, instituição pública do Reino Unido que tem por objetivo difundir o conhecimento da língua inglesa no mundo.

O trabalho dos cientistas, intitulado “Aprendendo Inglês nas Escolas Públicas Brasileiras com Novas Tecnologias” (Learning English at Brazilian Public Schools with New Technologies), contou com o apoio da Funcap através de uma chamada pública do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), na qual entidades de várias unidades da federação participaram. O estudo envolveu 84 alunos do sexto ano de duas escolas públicas de Fortaleza e foi realizado de dezembro de 2018 a julho de 2019.

Entre os principais resultados obtidos, houve melhora, em termos de aprendizagem, entre os alunos envolvidos na pesquisa. Os pesquisadores também constataram a necessidade de engajar os estudantes em mais horas em sala de aula para aprimorar a aprendizagem de línguas. Por fim, o estudo mostrou que ferramentas digitais de ensino de línguas têm boa aceitação, já que estão inseridas no universo de crianças e adolescentes – habituados ao uso de dispositivos móveis.

O relatório do British Council está disponível aqui.