Cientista-chefe do Meio Ambiente irá apresentar projetos definidos para a área

3 de setembro de 2020 - 10:12 # # # # #

Será realizado amanhã, dia 4, evento online de apresentação dos projetos específicos da equipe de pesquisadores da área de meio-ambiente, iniciativa que faz parte do programa Cientista-chefe, criado na atual gestão da Funcap para apoiar a união entre o meio acadêmico e a gestão pública. São quatro projetos definidos: Planejamento Costeiro e Marinho, Pandemia de Covid-19 e o saneamento urbano, Sistema de Informações Geográficas Ambientais (SIG Ambiental) e a Lista Vermelha de Animais ameaçados de Extinção no Ceará.

A equipe do Cientista-Chefe do Meio Ambiente atua em conjunto com gestores da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace). É coordenada pelo professor Marcelo Soares, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC) e tem como objetivo principal articular ações com o setor produtivo, a sociedade civil, instituições governamentais e grupos de pesquisa de excelência para atingir metas e indicadores do Governo do Estado na área ambiental.

Confira abaixo o resumo dos projetos específicos desenvolvidos pela equipe de pesquisadores em conjunto com a Semace e a Sema:

1: Planejamento Costeiro e Marinho
Tem por objetivo elaborar e executar o planejamento e monitoramento costeiro e marinho do estado do Ceará de forma prática e participativa. Trata-se, portanto, de um planejamento ambiental da zona costeira e marinha, com acompanhamento de indicadores como definição da linha de costa, erosão no litoral, metais no solo, contaminação por óleo e a elaboração de plano de sinalização e gestão de atividades econômicas e turísticas.

2: Covid-19 e Saneamento Urbano no Estado do Ceará
A proposta é analisar a vulnerabilidade de bairros e regiões à COVID-19, baseada no fornecimento da água encanada, disponibilidade de rede de esgoto e de condições abastecimento. Este projeto é feito em parceria com o Programa Cientista-Chefe de Inovação Pública com sob coordenação do professor Samuel Façanha, da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

3. SIG Ambiental (Sistema de Informações Geográficas Ambientais)
Este projeto específico visa elaborar um Sistema de Informações Geográficas (SIG) e uma plataforma que possa reunir dados ambientais (espaciais e não espaciais), com informações de órgãos federais, estaduais, municipais e demais entes para fins de tomada de decisão e extração de dados para o público (setor privado, público, ONGs) de forma online.

4: Lista Vermelha da Fauna e Flora Ameaçadas de Extinção
O projeto tem como objetivo fornecer informações atualizadas com uma base de dados online sobre mamíferos, aves, répteis, anfíbios, plantas e peixes que estejam em situação de vulnerabilidade ou extinção no território do Ceará, incluindo o Bioma da Caatinga, Zona Costeira e as Serras Úmidas.

Por meio do programa Cientista Chefe, equipes de pesquisadores estão trabalhando em secretarias ou órgãos estratégicos do Governo do Estado, a fim de identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que podem ser implantadas para melhorar os serviços e, dessa forma, proporcionar mais qualidade de vida para a população. O professor Marcelo Soares atua como Cientista-chefe do Meio Ambiente desde julho último.

SERVIÇO
Apresentação de projetos específicos – Cientista-Chefe do Meio Ambiente
Data: 04/09
Horário: 9h30min
Link de acesso: https://www.youtube.com/channel/UCuVImL9YOlgksoIpPLnolWQ