Urca e associação indígena realizam evento sobre pesquisas ligadas aos Cariris

7 de agosto de 2020 - 15:28

Será realizado entre os dias 9 e 11 de agosto (domingo a terça-feira) o II Seminário Nacional Povos Indígenas do Cariri Cearense. O evento online, que poderá ser acessado pelo Google Meet e pelo Facebook, é promovido pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e a Associação dos Índios Cariri de Poço Dantas – Umari e tem como objetivo construir uma agenda propositiva para o fortalecimento do movimento indígena na região do Cariri e da troca de saberes indígenas com os saberes acadêmicos.

O seminário está inserido no projeto “Comunidade Sítio Poço Dantas, autoidentificação étnica e direitos”, que é coordenado pelo professor José Patricio Pereira Melo e conta com o apoio da Funcap através do edital BPI. A abertura do evento contará com a presença do artista e educador popular João do Crato e tem na programação a mesa “Povos Indígenas do Cariri Cearense: ensino e pesquisa”, com o professor José Patrício e os pesquisadores Vanda Roseno (Associação Indios Cariri Poço Dantas-Umari), Miscilane Costa Silva (Universidade Federal de Campina Grande), Joedson Nascimento (Universidade Federal de Goiás), Ricky Seabra (Natural Language Institute) e a mediação de Thiago Florencio (Urca).

A cerimônia de encerramento, no dia 11, contará com a presença do professor Luiz Drude, diretor cientifico da Funcap. O endereço para se inscrever e obter mais informações sobre o seminário é cev.urca.br/siseventos/site/kariris.