Conheça a programação da Feira do Conhecimento

16 de setembro de 2019 - 15:35

Mostrar o que o Ceará faz em ciência, tecnologia e inovação é um dos principais objetivos da Feira do Conhecimento 2019 (FdC3), que será realizada entre os dias 16 e 19 de outubro no Centro de Eventos do Ceará. O evento chega à sua terceira edição apresentando o que de melhor o Estado produz nesse setor.

A Feira vai reunir academia, empresas, governo e comunidade com atrações como hackathon, torneio de robótica, corrida de drones, festival de jogos, arena games, planetário, Salão do Inventor, Ceará Faz Ciência, palestras, oficinas, maratonas e rodadas de negócios. São 170 expositores, distribuídos em um espaço de 16 mil metros quadrados e apresentando o Ceará como indutor e catalisador da transferência de ciência e tecnologia.

A Funcap é um dos principais apoiadores da Feira do Conhecimento e estará presente no evento. No estande da fundação, os visitantes poderão obter informações sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos no âmbito do Programa Cientista Chefe, iniciativa que levou o conhecimento científico para áreas estratégicas do Governo do Estado com o objetivo de melhorar a administração pública. Serão quatro dias de apresentações sobre pesquisas realizadas nas áreas de educação, pesca e aquicultura, recursos hídricos, infraestrutura, saúde e análise de dados.

Entre os palestrantes convidados há nomes como Silvio Meira, Bráulio Bessa, Camila Farani e Lia Medeiros, pessoas que são referência, atualmente, em áreas como empreendedorismo, tecnologia, inovação e ciência. Eles farão as Palestras Master, que acontecerão todos os dias às 19 horas no Palco do Conhecimento – o principal espaço da FdC3. As palestras abordam vários temas, que envolvem tanto o público estudantil quanto os grandes empresários, como a criação e a modulação de projetos, modos de empreender e conceitos de astrofísica.

A Feira do Conhecimento 2019 é uma realização do Governo do Ceará através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, do Instituto Centec, da Fiocruz, da Aprece e do Cosems/Ce. A expectativa é reunir mais de 15 mil visitantes. As inscrições para os interessados em ir ao evento são gratuitas e podem ser realizadas no endereço www.feiradoconhecimento.com.br

Principais atrações

Feira de Soluções para Saúde
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estará mais uma vez presente na programação da Feira do Conhecimento com a Feira de Soluções para Saúde. Com o tema Saúde Digital para Territórios Saudáveis e Sustentáveis, a atração apresenta atividades abordando diversos assuntos que impactam a saúde da população, além da Hackathon, uma maratona de dados em que profissionais da saúde, desenvolvedores e profissionais de análise de dados usam uma grande base de informações para discutir novas ideias e desenvolver projetos.

Palco do Conhecimento
Esta é uma das novidades da FdC3. O palco será instalado no centro do pavilhão de exposições e nele acontecerão as principais palestras, painéis, shows e solenidades de premiação. Com um formato em 360º, equipado com painéis de LED e capacidade para até 300 pessoas, ele terá caráter multiuso e utilizará tecnologia silent (fones de ouvido para todos os espectadores das apresentações), dando versatilidade para o ambiente e possibilitando realizar até três eventos simultâneos.

Confira as Palestras Master que acontecerão no Palco do Conhecimento

Bráulio Bessa – 16/10
O famoso poeta cearense, cujos vídeos já ultrapassaram a marca de 100 milhões de visualizações, apresenta a palestra “A Arte de Empreender”, onde conta sua trajetória de vida e como a tecnologia foi fundamental para impulsionar a carreira.

Silvio Meira – 17/10
O cientista, professor e empreendedor brasileiro, que em 2009 foi eleito pela Revista Época uma das cem pessoas mais influentes do país, é destaque quando o assunto é inovação e empreendedorismo. Com reconhecidos trabalhos em Recife, como o Porto Digital e a ARIES (Agência Recife para Inovação e Estratégia), Silvio traz para a FdC3 sua palestra “Gente Digital: os líderes do futuro”, na qual aborda o mundo digital e as novas formas de liderança.

Camila Farani – 18/10
Um dos grandes nomes brasileiros nas áreas do empreendedorismo e do investimento anjo (ação que consiste em uma pessoa física com capital disponível financiar empresas que estão começando e têm alto potencial de crescimento, como as startups), Camila Farani cria negócios há mais de 17 anos e atua como investidora e mentora apoiando startups em desenvolvimento no Brasil e no mundo. Ela também é famosa por sua participação no programa Shark Tank Brasil, da Band. Na Feira do Conhecimento, irá apresentar a palestra “Como Vencer Tubarões”, onde ensina formas de vencer grandes desafios sob a ótica do empreendedorismo e trazendo exemplos de negociadores do programa Shark Tank Brasil.

Lia Medeiros – 19/10
Cientista brasileira e doutora em Física pela Universidade da Califórnia, Lia Medeiros fez parte da equipe de pesquisadores, astrofísicos e cientistas responsáveis pela primeira imagem de um buraco negro, um dos grandes feitos astronômicos dos últimos tempos e que causou furor na comunidade científica. Com a palestra “Uma Viagem para o Buraco Negro”, Lia traz para a Feira do Conhecimento os detalhes desse projeto e diversos ensinamentos sobre Astronomia.

SERVIÇO
Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios (FdC3)
Data: 16 a 19 de outubro de 2019
Horário: De quarta-feira a sexta-feira das 14 às 21h e sábado das 10h às 18h
Local: Centro de Eventos do Ceará
Entrada: Gratuita
Inscrições e programação: www.feiradoconhecimento.com.br