Uece irá sediar XIII Seminário Nacional de História da Matemática

5 de abril de 2019 - 11:34

No período 14 a 17 de abril ocorrerá o XIII Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM), um evento que promove a divulgação de estudos e pesquisas sobre a história da matemática em vários níveis educacionais, com a participação de professore, alunos de graduação e pós-graduação, bem como a todos os interessados nessa temática.

O XIII SNHM será realizado na Universidade Estadual do Ceará (Uece), Campus Itaperi – Fortaleza (CE), com apoio de seus dirigentes e do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM), sob a coordenação local da Profª. Dra. Ana Carolina Costa Pereira (Uece) e a coordenação científica do Prof. Dr. Miguel Chaquiam (UEPA).

A edição deste ano, a quinta do evento que ocorrerá no nordeste, também irá comemorar os 20 anos da fundação da SBHMat, que contará com a apresentação de um painel daqueles que presidiram a sociedade. Além disso, também serão comemorados os 24 anos de realização dos Seminários Nacionais de História da Matemática.

Os seminários nacionais têm por finalidade alcançar os objetivos estatutários da SBHMat, através de uma vasta programação de cunho científico e pedagógico que apresenta as novas produções de conhecimento na área. Grandes temas serão debatidos através de problemáticas que serão expostas em busca de soluções, assim como serão divulgadas experiências, bibliografias e materiais instrucionais ao fim de impulsionar o desenvolvimento e a difusão das experiências, estudos e reflexões na área da História da Matemática.