Diretor da Funcap representa o Brasil no S20, Fórum de Ciência do G20

21 de março de 2019 - 12:28

 

A conservação marinha foi o tema de destaque do documento assinado pelas Academias de Ciências dos países membros do G20 (Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Índia, Brasil, Itália, Canadá, Coreia do Sul, Rússia, Austrália, México, Indonésia, Turquia, Arábia Saudita, Argentina, África do Sul e a Comunidade Européia), por meio do fórum de diálogo especializado, o Science 20 (S20).

Seguindo-se à reunião pioneira na Alemanha em 2017 e na Argentina, em 2018, representantes das academias nacionais no S20, reunidos em Tóquio, discutiram a proteção dos oceanos em relação ao lixo plástico e ao impacto das mudanças climáticas.

Dados do Conselho de Ciências do Japão, apresentados na reunião, mostram que o grupo de países do G20 é responsável por 82% de toda a ciência produzida no mundo a respeito de oceanos.

Na reunião do S20, o Brasil foi representado pelo Acadêmico Luiz Drude de Lacerda, professor do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e diretor-científico da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), que participou na redação e revisão do documento a ser apresentado e referendado em Osaka.

Mais informações: http://www.abc.org.br/2019/03/16/abc-representada-no-s20-forum-de-ciencia-do-g20/