Bolsista da Funcap é um dos autores de livro sobre estudos relacionados ao eletrocardiograma

8 de março de 2019 - 11:20

Será realizado no próximo dia 12 de março o lançamento do livro “Developments and applications for ECG signal processing – modeling, segmentation, and pattern recognition”. A publicação tem como um dos autores o professor João Paulo do Vale Madeiro, bolsista BPI da Funcap. Além dele, compõem a equipe de responsáveis pelo livro os pesquisadores Paulo César Cortez, José Maria da Silva Monteiro Filho e Angelo Roncalli Alencar Brayner.

De acordo com os autores, o principal objetivo do livro é enfatizar a importância de técnicas precisas e confiáveis para o processamento de sinais do eletrocardiograma, chamado tecnicamente de ECG. Com a publicação, a expectativa é aumentar significativamente a aplicabilidade do uso de ECG para fins de diagnóstico e detalhar uma ampla gama de desafios nos processos de aquisição, pré-processamento, segmentação, modelagem matemática e reconhecimento de padrões em sinais de ECG. Para isso, são apresentados casos em que são detalhadas para cada um, soluções práticas e robustas baseadas em técnicas de processamento digital de sinais.

O eletrocardiograma é considerado o padrão mundial de referência para o diagnóstico não invasivo de arritmias cardíacas e distúrbios de condução. O processamento digital desse sinal, visando a extração automática de parâmetros e o reconhecimento de padrões de doenças cardíacas, tornou-se bastante popular como ferramenta de auxílio ao diagnóstico médico para área de cardiologia.

Com o livro, os pesquisadores esperam motivar o desenvolvimento de alertas em sistemas e equipamentos para pacientes com doença cardíaca e contribuir para pesquisas referentes à análise automática de sinais de ECG, estendendo os recursos para diagnósticos rápidos e precisos – principalmente em sinais de longa duração, em que a análise visual e manual por médicos especialistas se torna bastante imprecisa e sujeita a erros.

SERVIÇO

Lançamento do livro “Developments and applications for ECG signal processing – modeling, segmentation, and pattern recognition”

Data: 12 de março

Horário: 19 horas

Loca: Plural Café (rua Torres Câmara, nº 100, Loja 01, Aldeota)