A promoção da saúde pública por meio do programa Cientista Chefe

18 de dezembro de 2018 - 12:15

 

O pesquisador Andrea Caprara é o coordenador de mais um projeto realizado pelo programa Cientista Chefe, iniciativa da Funcap que uniu o meio acadêmico a setores da gestão pública estadual. Em parceria com Socorro Martins, médica e técnica da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), o pesquisador desenvolve o projeto “Ciência e Inovação em Políticas Públicas na Área da Saúde”.

Um dos objetivos do projeto é coordenar os avanços de programas inovadores já em andamento (como agentes de saúde, atenção primária e médicos de saúde da família) com a otimização do sistema de saúde do Ceará. Esse processo, de acordo com os pesquisadores, será realizado através do desenvolvimento de ferramentas que contribuem e possibilitam o fortalecimento do autocuidado por parte dos pacientes, principalmente no que diz respeito ao tratamento de doenças crônicas.

A expectativa é desenvolver o sistema de saúde pública do Estado para que ele atue em torno dos pacientes, principalmente através da prevenção. O novo método busca estimular um tratamento mais autônomo das pessoas, mas com a garantia de que elas contam com o apoio e o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar formada por vários profissionais de saúde. Com essas medidas, a equipe espera obter a melhoria dos serviços públicos, transformando o modelo assistencial em um sistema proativo, preventivo e eficiente.