Laboratório de pesquisas na área de pavimentação inaugura novas instalações

12 de dezembro de 2018 - 11:10

A Universidade Federal do Ceará (UFC) inaugura hoje, no Campus do Pici, as novas instalações do Centro de Tecnologia em Asfalto N/NE, unidade de pesquisa vinculada ao Centro de Tecnologia da instituição. Coordenado pelo professor Jorge Soares, diretor de inovação da Funcap, o laboratório recebeu ao longo de sua história um investimento de cerca de R$ 9 milhões com recursos da Petrobras e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, entre outros parceiros.

O novo centro abriga um grupo de pesquisa que já atua há 20 anos no Ceará e coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Infraestrutura de Materiais (INCT-Infra). A equipe é formada por 9 doutores, 6 técnicos e mais de 40 alunos entre mestrandos, doutorandos e estudantes de graduação. Uma de suas principais linhas de estudo é a busca por alternativas para materiais de pavimentos, como o uso de resíduos (cinzas de termoelétricas, materiais descartados da construção civil e borracha de pneu moído, entre outros).

Ao longo de sua história, o trabalho dos pesquisadores contou com o apoio da Funcap através do suporte a vários bolsistas de pós-graduação e de iniciação científica. Na formação de capital humano, foram 10 pós-doutorados e mais de 100 alunos de pós-graduação e aproximadamente 200 de graduação. Já entre os resultados obtidos estão duas patentes e uma linha inovadora de estudos que busca a captação de energia por meio de sensores e placas fotovoltaicas colocadas no pavimento.

“Em alguns anos estaremos produzindo eletricidade no entorno das estradas”, afirma o professor Jorge Soares. Ele destaca o pioneirismo do Ceará ao considerar, na pesquisa, as particularidades do clima local. “Nossa metodologia de projeto é sofisticada, pois inclui parâmetros que diferenciam um projeto para o Ceará de outro, por exemplo, para o Rio Grande do Sul”.

Além de Funcap, Petrobras e Finep, o Centro de Tecnologia em Asfalto N/NE conta com vários parceiros, como CNPq, Vale, EDP, Furnas, CCR e dezenas de pequenas empresas dos setores de Engenharia e construção civil. Convênios com instituições internacionais também permitiram o envio de mais de 20 alunos de pós-graduação para centros de pesquisa nos Estados Unidos (universidades do Texas, de New Hampshire, de Nebraska, Illinois, Louisiana e Minnesota), França (Lyon e Nantes), Portugal (Minho) e Itália (Parma).