Resultado de chamada conjunta para pesquisas em saúde materno-infantil

4 de dezembro de 2018 - 16:03

Funcap informa o resultado da chamada Grand Challenges Explorations (GCE), iniciativa feita através de parceria entre a Fundação Bill & Melinda Gates, o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Esta edição, que teve como tema “Ciência de dados para melhorar a saúde materno-infantil no Brasil”, teve o seguinte projeto selecionado no Ceará:

Proponente: Aldo Lima
Instituição: Universidade Federal do Ceará
Nome do trabalho: Influenza in Pregnancy and Birth Outcomes in the Brazilian Semi-Arid: The INFLUEN-SA Study

A chamada busca propostas inovadoras que utilizem ciência de dados e modelagens para entender os principais fatores que impactam a saúde materna e o desenvolvimento infantil no Brasil. A ideia é que os projetos financiados ajudem os gestores a definir melhores políticas públicas e intervenções nessa área. A parceria busca soluções em 17 temas, que variam de ferramentas para identificação de riscos ao desenvolvimento infantil a avaliações do impacto de intervenções e programas sociais na saúde materno-infantil.

Desde 2009, 14 projetos brasileiros foram apoiados pela iniciativa Grand Challenges Explorations em chamadas abertas para pesquisadores do mundo todo. Aderiram a esta chamada, apoiados pelas suas respectivas fundações, os estados de Amazonas (Fapeam), Bahia (Fapesb), Ceará (Funcap), Distrito Federal (FAPDF), Espírito Santo (Fapes), Goiás (Fapeg), Maranhão (Fapema), Minas Gerais (Fapemig), Paraná (Fundação Araucária), Pernambuco (Facepe), Rio Grande do Norte (Fapern), Rio Grande do Sul (Fapergs), Santa Catarina (Fapesc), São Paulo (Fapesp), Sergipe (Fapitec) e Tocantins (Fapt).