Funcap lança edital com recursos para pesquisadores

30 de outubro de 2018 - 10:24 # # # # #

A Funcap informa o lançamento de edital para concessão de bolsas e recursos para uso em despesas de logística e infraestrutura laboratorial. Executado em parceria com o CNPq, o Programa de Bolsas de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (PDCR) se destina a doutores com experiência comprovada na execução e coordenação de projetos científico-tecnológicos e de inovação.

A ação tem como principal objetivo diminuir as desigualdades regionais e estimular a fixação de recursos humanos com experiência em ciência, tecnologia e inovação (CT&I), tanto em áreas metropolitanas quanto no interior do estado. No edital, o CNPq garante a concessão de até 20 bolsas pelo período de até três anos. Os valores das bolsas são divididos por categoria: nível A, R$ 6.200,00, nível B, R$ 5.200,00 e nível C, R$ 4.200,00. Caso necessário, serão concedidos auxílios para instalação e deslocamento.

Já a Funcap irá fornecer o valor de 20 mil reais por cada bolsa aprovada para o financiamento das atividades de pesquisa, além de complementação mensal de R$ 800,00 para bolsas de nível B e R$ 1.200,00 para bolsas de nível C. O auxílio para as atividades pode ser usado nos seguintes itens:

– material de consumo, componentes ou peças de reposição de equipamentos, software, instalação, recuperação e manutenção de equipamentos;

– serviços de terceiros para pessoa jurídica ou física;

– despesas de importação e de instalações necessárias ao adequado funcionamento dos equipamentos;

– passagens internacionais ou nacionais e diárias;

– material bibliográfico.

Para concorrer à bolsa, os pesquisadores não podem ter vínculo empregatício. Já as instituições de execução dos projetos nas quais os bolsistas estarão lotados devem estar localizadas no Ceará e manter setor de pesquisa ou de desenvolvimento tecnológico e inovação. O envio de formulários de inscrição pode ser feito até o próximo dia 16 de novembro. A íntegra do edital está disponível no endereço http://montenegro.funcap.ce.gov.br/sugba/edital/348.pdf