Ex-bolsista da Funcap receberá menção honrosa no Prêmio Gutierrez 2015

31 de agosto de 2015 - 13:36

Bolsista do Conselho Nacional De Desenvolvimento Cientifíco e Tecnológico (CNPq), Lucas Ambrozio é o vencedor do prêmio; já a menção honrosa será concedida ao professor Marcelo Amaral, que defendeu sua tese na Universidade Federal do Ceará (UFC).

O prêmio será entregue hoje (31), às 14h, durante uma cerimônia no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos. É quando será realizada a entrega do Prêmio Carlos Gutierrez de Teses de Doutorado 2015, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano. O evento é gratuito, aberto a todos os interessados e faz parte do Workshop de Teses e Dissertações em Matemática.

O vencedor do prêmio, Lucas Ambrozio, tem sua carreira acompanhada pelo CNPq. Ele foi bolsista de Mestrado, Doutorado e agora, Pós doutorado. Nascido no Rio de Janeiro, Ambrozio concluiu o Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2008. Dois anos depois, finalizou o mestrado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e, no ano passado, defendeu seu doutorado na mesma instituição, sob a orientação do professor Fernando Marques. Atualmente, Ambrozio faz pós-doutorado no Imperial College London, na Inglaterra. Ele ministrará uma palestra sobre sua tese de doutorado Constant mean curvature foliations and scalar curvature rigidity of three-manifolds.

Outro convidado a participar do evento será o professor Marcelo Amaral, que receberá uma menção honrosa por sua tese “Problemas de Transmissão com Fronteira Livre”. Ele também ministrará uma palestra sobre sua pesquisa durante o evento. 

Nascido em Caucaia, que integra a região metropolitana de Fortaleza, no Ceará, Amaral foi bolsista de graduação do CNPq e concluiu a Licenciatura em Matemática em 2007 na UFC, onde também finalizou seu mestrado em 2010. No ano passado, defendeu seu doutorado na mesma instituição, sob a orientação de Eduardo Teixeira. Durante o mestrado e o doutorado ele foi bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Atualmente, é professor na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e bolsista CNPq de Pós-doutorado.

Sobre o Prêmio

Apoiado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), o Prêmio homenageia o renomado pesquisador peruano Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon (1944-2008). Gutierrez veio ao Brasil em 1969, quando conseguiu uma bolsa de estudos para estudar no IMPA, onde se titulou mestre e doutor em matemática. Nessa instituição, na qual trabalhou até 1999, começou como professor assistente e chegou à posição de titular. Durante o período, visitou vários importantes centros em matemática como a University of California, em Berkeley, e o California Institute of Technology.

Após deixar o IMPA, Gutierrez atuou como professor titular no ICMC, contribuindo com a fundação e organização de um novo grupo de pesquisa. Em sua carreira, publicou mais de setenta artigos, orientou sete alunos de doutorado e vinte de mestrado.

Com informações do ICMC-USP e do CNPq