CNPq e SPM lançam quinta edição das Pioneiras da Ciência no Brasil
16 de abril de 2015 - 13:36
Em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou a quinta edição das Pioneiras da Ciência no Brasil.
O Programa Mulher e Ciência é responsável pelas cinco séries de verbetes sobre as pioneiras das ciências no Brasil, com a divulgação do trabalho de várias cientistas e pesquisadoras brasileiras que participaram e contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento cientifico e a formação de recursos humanos para a ciência e tecnologia no Brasil.
A nova edição das Pioneiras conta com perfis de mais oito cientistas: Ayda Ignez Arruda (matemática); Diana Mussa (paleobotânica); Ester de Camargo Fonseca Moraes (farmacêutica); Gioconda Mussolini (antropóloga); Lucília Tavares (psicóloga); Maria Judith Zuzarte Cortesão (educadora ambiental); Rosa Virgínia Barreto de Mattos Oliveira e Silva (linguista) e Sonia Gumes Andrade (médica patologista).
Um dos objetivos principais do Programa Mulher e Ciência é contribuir para a criação de espaços de visibilidade para as mulheres cientistas e as suas contribuições nas diferentes áreas do conhecimento.
Com a continuidade da divulgação da história e memória das pesquisadoras e cientistas brasileiras, a equipe do Programa Mulher e Ciência solicita novas colaborações no mapeamento de outras cientistas que tenham trabalho relevante e ainda pouco divulgado. Para a equipe gestora, sugestões em relação a outras ações que possam contribuir para o incentivo e divulgação das mulheres nas ciências também são bem-vindas. As sugestões podem ser enviadas para o e-mail programamulhereciencia@cnpq.br.
O Programa Mulher e Ciência foi lançado em 2005, a partir do trabalho realizado por um grupo interministerial composto pela SPM-PR, Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), CNPq, Ministério da Educação (MEC), dentre outros participantes.
Confira a 5ª Edição das Pioneiras da Ciência no Brasil.
Assessoria de Comunicação da Funcap, com informações do CNPq