Funcap apoia realização do I Workshop sobre Tecnologias de Purificação de Biogás
10 de dezembro de 2014 - 11:05
Na última sexta-feira (5), o Hotel Mareiro, em Fortaleza, Ceará, recebeu o I Workshop sobre Tecnologias de Purificação de Biogás, coordenado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento recebeu apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) por meio do Programa de Auxílio à Realização de Eventos Científicos.
O objetivo do evento foi proporcionar um ambiente de articulação entre os diversos setores potencialmente participantes da cadeia de geração, beneficiamento e utilização do biogás. O Workshop contou com palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos técnicos e lançamento de um manual de seleção de materiais adequados para dessulfurização física e upgrading de biogás.
De acordo com a professora do Departamento de Engenharia Química da UFC, Diana Cristina Silva de Azevedo, uma das coordenadoras do evento, o apoio da Funcap foi fundamental. “Pela primeira vez em Fortaleza, conseguimos reunir pesquisadores do meio universitário com uma parte do setor produtivo local ligado à cadeia do biogas. O workshop permitiu discutirmos sobre como os potenciais usuários das pesquisas desenvolvidas pelas universidades poderiam acessá-las”, afirmou a professora da UFC. A concepção do evento foi de responsabilidade da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), orgão que juntamente com Capes e DAAD são os principais financiadores de um projeto de cooperação em vigor entre a UFC e a Universidade de Leipzig.
Entre os palestrantes, participaram Patrick Barcia, gerente de P&D na Sysadvance – Sistemas de Engenharia S. A., de Portugal, e o professor Roger Gläser, diretor do Instituto de Tecnologia Química (ICT) e do Instituto de Química não-Clássica (INC) da Alemanha, além de professores da própria UFC e pesquisadores do Centro de Pesquisa em Biomassa (DBFZ) e do INC, estes últimos sediados em Leipzig, na Alemanha. A parceria entre o INC, vinculado à Universidade de Leipzig, e o Grupo de Pesquisas em Separações por Adsorção (GPSA), vinculado à UFC, já vem desde 2006 e também foi objeto de um projeto de cooperação internacional financiado pela Funcap.
Participaram do evento estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos e professores, assim como profissionais dos meios empresariais e industriais, interessados em implantar ou desenvolver sistemas de purificação de biogás.