Projetos de pesquisadores da UFC são aprovados em edital de apoio à interação de pesquisa entre Cetene e pesquisadores da região nordeste
28 de novembro de 2014 - 17:04
O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) concluíram o processo de análise das propostas submetidas à primeira rodada do Edital de Apoio à Interação de Pesquisa entre o Cetene e Pesquisadores da Região Nordeste.
“Materiais para aplicações biomédicas (recobrimento de stents) e como catalisadores para reação do glicerol”, do professor Rodrigo Silveira Vieira, e “Assinatura geoquímica e isotópica entre o Grupo Ceará e o arco magmático de Santa Quitéria-ce”, do professor José de Araújo Nogueira Neto, ambos da Universidade Federal do Ceará (UFC), estão entre as 17 propostas aprovadas.
Essa é a segunda vez que José de Araújo Nogueira Neto, do Departamento de Geologia da UFC, tem um projeto aprovado em um edital do Cetene. De acordo com o professor, os equipamentos disponibilizados na área de Geologia são excelentes para o uso dos pesquisadores. “Ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Cetene disponibiliza diversos equipamentos de alta performance para os pesquisadores do Nordeste utilizarem”, afirma.
Rodrigo Silveira Vieira, coordenador do curso de Engenharia de Petróleo da UFC, submeteu proposta pela primeira vez ao edital. Para ele, merece destaque o acompanhamento que os alunos contemplados com bolsas receberão nas instalações do Cetene, além do auxílio financeiro. “Nos laboratórios de ponta do Cetene, poderemos fazer medições experimentais com bastante precisão. Além das bolsas de apoio, conseguiremos também um treinamento, pois os alunos serão acompanhados durante os experimentos”, destaca.
O projeto do professor Rodrigo possui duas linhas de pesquisa na área de nanotecnologia. Os objetivos são o desenvolvimento de biopolímeros para aplicações biomédicas e a valorização do glicerol (um subproduto da reação do biodiesel), por meio dos processos de conversão do substrato (glicerol) por rotas químicas.
O edital convida pesquisadores de universidades e instituições de pesquisa da Região Nordeste a apresentarem projetos nas áreas de Biotecnologia, Biocombustíveis, Nanotecnologia e Gestão/Inovação Tecnológica a serem desenvolvidos nas instalações do Cetene. Os aprovados receberão quotas de bolsas de pesquisa financiadas com recursos do Centro e concedidas pela Facepe. Os projetos serão contratados a partir de janeiro de 2015.
Inscreveram-se pesquisadores de instituições como as universidades federais do Vale do São Francisco (Univasf), Alagoas (UFAL), Sergipe (UFS), Piauí (UFPI), Ceará (UFC), Pernambuco (UFPE Campus Recife), Rio Grande do Norte (UFRN); Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE – Campus Serra Talhada); estaduais de Pernambuco (Campus Caruaru), Paraíba (UEPB), Santa Cruz (UESC) e pesquisadores do próprio CETENE. O valor total aprovado para apoio aos projetos é de pouco mais de R$ 255 mil.
Além da concessão de bolsas, os projetos aprovados serão apoiados com a disponibilização, pelo Cetene, da infraestrutura física e de equipamentos. O edital é fruto de parceria firmada em 2010 com o apoio institucional de outras Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) da Região Nordeste como a Funcema, do Maranhão, Fapepi, do Piauí, a cearense Funcap, a Fapern, do Rio Grande do Norte, Fapesq, da Paraíba, a alagoense Fapeal, a sergipana Fapitec e a baiana Fapesb.
Sediado na cidade de Recife, o Cetene é um centro de pesquisas vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que tem por missão desenvolver pesquisas e inovações tecnológicas que tenham caráter estratégico para o desenvolvimento do Nordeste brasileiro, promovendo cooperações baseadas em redes de conhecimento e nos agentes da economia nordestina.
Confira o resultado: http://www.facepe.br/pub_files/Edital_Facepe_13_2014_CETENE_Resultado.pdf
Assessoria de Comunicação da Funcap, com informações da Assessoria de Comunicação da Facepe