Em parceria com universidades internacionais, pesquisador da UFC participa de criação de dicionário on-line sobre redes sociais

10 de julho de 2014 - 13:36

Um dicionário on-line com 114 termos relacionados às diferentes redes sociais, especialmente ao Facebook e ao Twitter, em seis diferentes línguas. Esse é o “Vocabulari Panllatí de les Xarxes Socials” (Vocabulário Panlatino das Redes Sociais), disponibilizado recentemente pelo Centro de Terminologia da Catalunha (TERMCAT).

A elaboração da obra envolveu equipes de linguistas, terminológos e tradutores do Brasil, Canadá, Espanha, Itália, México e Portugal. Além disso, contou com a participação de pesquisadores de 11 universidades e um centro de pesquisa. Pós-doutorando na Universidade Federal do Ceará (UFC), onde é Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Linguística, Márcio Sales Santiago participou da elaboração do dicionário.

“A obra é inédita, uma vez que não há dicionários sistematizados de forma científica sobre o tema das redes sociais”, destaca Márcio, pesquisador com bolsa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR) do CNPq/Funcap (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Cada um dos 114 termos apresenta as denominações equivalentes em seis línguas românicas: catalão, espanhol (com variantes da Espanha e do México), francês, galego, italiano e português (com variantes do Brasil e de Portugal), com indicador de categoria gramatical e também em inglês.

O vocabulário pode ser consultado on-line: http://www.termcat.cat/ca/Diccionaris_En_Linia/156/Presentacio.