Artigo de pesquisadores da UFC é capa de revista cientifica internacional

3 de julho de 2014 - 17:29

O artigo intitulado Morphology, ultrastructure and immunocytochemistry of Hypnea cervicornis and Hypnea musciformis from the coastal waters of Ceará, Brazil, de autoria de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e colaboradores da Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Estadual do Norte Fluminense, estampou a capa da revista The Journal of Microscopy & Ultramicroscopy

Na UFC, a pesquisa foi realizada no Laboratório de Biotecnologia Marinha, do Departamento de Engenharia de Pesca, e no Laboratório de Moléculas Biologicamente Ativas, do Departamento de Bioquímica, cujos responsáveis são, respectivamente, os professores Alexandre Holanda Sampaio e Benildo Sousa Cavada.

O trabalho é pioneiro no estudo da localização das lectinas no tecido algal, abrindo espaço para o entendimento da presença dessas proteínas na fisiologia das algas marinhas, além de contribuir para o conhecimento ultraestrutural da morfologia das espécies estudadas, através de microscopia de alta resolução. Imagens de microscopia eletrônica foram obtidas na Central Analítica da UFC. O acesso completo ao artigo, para quem tem assinatura, pode ser obtido no link http://dx.doi.org/10.1016/j.jmau.2014.03.004.

A Central disponibiliza aos pesquisadores infraestrutura em técnicas analíticas e de microscopia, com o objetivo de viabilizar, aprimorar e promover pesquisas científicas e tecnológicas na Universidade e em outras instituições de pesquisa, com inserção em atividades de ensino em nível de graduação e pós-graduação, extensão, prestação de serviços e desenvolvimento com o setor produtivo. 

Atualmente, estão sendo executados na Central Analítica 41 projetos de pesquisa. O acesso aos serviços é regido pelas normas disponíveis no site da Central. Interessados que queiram mais informações sobre a submissão de propostas e acesso aos serviços podem enviar os questionamentos para o e-mail coordenacao@centralanalitica.ufc.br.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC