Após dois anos e meio, Haroldo Rodrigues deixa a presidência da Funcap
27 de junho de 2014 - 20:01
Na presidência da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) desde fevereiro de 2012, Haroldo Rodrigues de Albuquerque Júnior deixará o cargo na próxima segunda-feira (30).
Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará, com mestrado em Ortodontia pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Odontologia (Ortodontia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), Haroldo Rodrigues cumprirá estágio pós-doutoral em Gestão de Negócios de Inovação no Parque Tecnológico da Universidade do Arizona (USA).
2012-2014
Presidente da Fundação desde 2012, Haroldo Rodrigues deixou marcas positivas. Foram lançados e julgados 29 editais, com avaliações feitas por e entre pares, com foco no reconhecimento do mérito, qualidade e excelência da pesquisa científica. A gestão dele esteve focada na continuidade, consolidação e expansão dos Programas e Ações de C, T & I, como Política Estratégica de Estado.
A Funcap teve seu Organograma Funcional reestruturado, um aumento dos cargos comissionados, triplicação do valor do custeio e eliminação do trabalho de bolsistas internamente, seguindo orientação dos órgãos de controle.
Além disso, quase todos os Termos de Descentralização de Crédito Orçamentário foram eliminados, permanecendo transitoriamente apenas os de ordem expressa do Governador ou apoiados por Lei própria, e encerrou os repasses às Fundações de apoio.
Durante esse período, houve uma aproximação da fundação com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE), reformulando as normas de prestação de contas, agilizando e tornando mais eficaz o uso dos recursos para a pesquisa científica. Uma versão impressa do Manual de Prestação de Contas foi entregue aos presentes. Haroldo destacou a recuperação de um acordo com aCapes, no valor de R$ 27 milhões, outro com o CNPq, e do Biofar.
A gestão atual conseguiu ainda quitar uma dívida existente desde 2011, no valor de R$ 1,8 milhão, e garantir o pagamento das bolsas de ICT, mestrado e doutorado no primeiro dia útil de cada mês. De acordo com Haroldo Rodrigues, atualmente, a Funcap apresenta equilíbrio financeiro para sua continuidade e expansão.