Estudante de doutorado em Engenharia Química da UFC recebe prêmio na Espanha

28 de abril de 2014 - 16:43

Estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Cleiton Sousa dos Santos ficou em 1º lugar na Sessão Poster do 4th International Congress on Green Process Engineering, realizado entre os dias 7 a 10 de abril, em Servilha, na Espanha. 

O trabalho premiado foi: “Improved Catalytic Properties of Immobilized Lecitase: Chemical Modification with 2,3,4-Trinitrobenzenesulfonate, Ethylendiamine or Glutaraldehyde“. “A premiação foi uma surpresa, para mim, um reconhecimento da dedicação, empenho, e esforço, e um lisonjeio a um estudante que tem buscado através do estudo realizações pessoais, sociais e profissionais, além de representar a certeza de que estamos realizando um trabalho de qualidade a nível internacional”, afirma o estudante.

Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) durante a graduação em Química pela Universidade Estadual do Ceará (Uece)e o doutorado na UFC (bolsa temporariamente suspensa), Cleiton Sousa é bolsista do CNPq no doutorado do tipo “sanduíche”. Ele desenvolve parte de sua pesquisa na UFC e outra parte no Instituto de Catálisis y Petroleoquímica (ICP), centro de pesquisa pertencente ao Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) da Espanha, localizado na Universidad Autonoma de Madrid (UAM).

De acordo com Cleiton, o instituto é preparado com total infraestrutura para o desenvolvimento de pesquisa cientifica. “E isso é vital para inovação e o desenvolvimento tecnológico”, complementa. “Contudo, o Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Processos Biotecnológicos (GPBIO), no qual estou vinculado na UFC, possui estrutura equivalente ao Laboratório que desenvolvo meu trabalho na Espanha”, destaca.

No país europeu, seu trabalho está sendo orientado pelo Prof. Roberto Fernández-Lafuente, referência mundial na área de otimização de biocatalisadores e bioprocessos enzimáticos. Segundo o estudante, o professor é um profissional sempre disponível e atento, “dando suporte a todo o momento para seus estudantes, sanando dúvidas e problemáticas que possam surgir durante o desenvolvimento de nossas atividades, na realização dos nossos trabalhos”, afirma. 

estudante_ufc_premiado_espanhaLuciana Rocha Barros Gonçalves, coordenadora do GPBio e professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química e do Departamento de Engenharia Química da UFC, afirma que o trabalho realizado por Cleiton dos Santos é de “excelente nível”. Ela ressalta que o bolsista já submeteu três artigos para publicação em revistas de alto impacto na área de Engenharia Química, sendo que dois deles já estão publicados em plataforma on-line.

De acordo com o estudante, a maioria das técnicas utilizadas no ICP não está disponível na UFC. Assim, o estágio de Doutorado Sanduíche contribuirá para a expansão e diversificação da tecnologia enzimática (foco da pesquisa do doutorando), por meio do desenvolvimento de uma tecnologia inovadora. “Quando o estudante se aventura na busca de complementações à sua formação, vivencias em outro lócus, em outro país, traz consigo em seu retorno um profissional mais bem preparado, valorizado e necessário ao mercado nacional”, explica Cleiton.

Luciana lembra ainda que o desempenho do bolsista despertou interesse por um convênio de Cotutela de Tese Doutoral do referido aluno, entre a UAM e a UFC, que prevê que a defesa terá em sua banca orientadores das duas universidades e que o diploma de doutorado será emitido pelas duas instituições participantes. “(Esse fato) me possibilitará ter um ponto de alteridade na busca pela almejada conquista de me tornar um professor universitário, e ou um pesquisador, em uma instituição pública brasileira”, explica. “Isso representa também uma premiação, pois reflete que o trabalho desenvolvido por mim ganhou maior relevância”, comemora.

Cleiton tem menos de um ano para terminar os experimentos complementares da tese, além de escrevê-la para apresentação e defesa em Fevereiro de 2015. “Estou tentando me manter focado, pois as conquistas já realizadas só aumentaram minha busca e consciência de que nossa formação deve ser contínua, e esse é meu objetivo neste momento”, afirma.

Trajetória acadêmica

estudante_ufc_premiado_espanha3Cleiton Sousa destaca um ponto em sua trajetória acadêmica: sempre estudou em instituições públicas. “Desde a creche até a Universidade”, como faz questão de ressaltar. “E isso não deixa de ser uma história de superação e incentivo aos estudantes que estão neste momento no Ensino Médio da rede estadual de Educação. Esta mesma etapa eu cursei na Escola de Ensino Médio Paulo Benevides, em Messejana”, complementa. O doutorando espera que sua trajetória possa inspirar outros estudantes.

Para o bolsista da Funcap durante graduação e parte do doutorado, e do CNPq durante mestrado, as bolsas ofertadas pelas agências de fomento Proporcionam aos estudantes a possibilidade de dedicação maior à pesquisa científica, assim como desempenham um papel fundamental na expansão e consolidação da formação profissional. “Deste modo, coloco aqui o desejo da ampliação e melhorias destes financiamentos para um maior número de estudantes, como também para um maior desenvolvimento e valorização das pós-graduações nacionais”, afirma.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC