Com apoio da Funcap, I Simpósio Internacional em Neurociências prossegue até sexta-feira (6)

4 de dezembro de 2013 - 17:18

                        

Estudiosos de neurociência do Nordeste brasileiro e de países como Portugal, Espanha e Estados Unidos estão reunidos em Fortaleza para participar do I Simpósio Internacional em Neurociências. O evento teve início na manhã de hoje (4) e prossegue até sexta-feira (6), na Seara da Ciência, no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Os pesquisadores irão tratar de temas como plasticidade cerebral, reabilitação de ritmo cicardiano e desordens do sono, além de doenças neurodegenerativas e vasculares. A reunião conta com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), por meio do Programa de Auxílio à Realização de Eventos Científicos.

O simpósio é um projeto do INCT-Instituto de Biomedicina do Semiárido Brasileiro (Ibisab), realizado pelo Laboratório da Biologia da Cicatrização, Ontogenia e Nutrição de Tecidos (Labiconte) da UFC. O objetivo é fomentar a integração dos pesquisadores e neurocientistas vinculados a programas de pós-graduação e de institutos/centros em neurociência do Brasil e exterior. O encontro pretende criar um ambiente científico propício para estabelecimento e consolidação de parcerias e colaborações intra e interinstitucionais na pesquisa em Sistema Nervoso.

Além disso, o evento pretende ser um fórum de debates e discussões em temas de alta relevância para a sociedade em geral e a comunidade científica do Nordeste brasileiro, beneficiando alunos de graduação e pós-graduação dos cursos biomédicos da UFC e de outras Instituições de Ensino Superior com interesse na área.

Os temas do simpósio contemplam a pesquisa atual em laboratório, assim como temas em pesquisa clínica, contribuindo para discussão da pesquisa translacional “da bancada para o leito do paciente” e divulgando a neurociência para o público e inspirando jovens cientistas.

A programação completa pode ser acessada on-line.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC