Estudante cearense entre vencedores do XXVII Prêmio Jovem Cientista
20 de novembro de 2013 - 14:49
O estudante de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Ceará (UFC), Osvaldo Assunção Mendonça, ficou em 2º lugar na categoria Estudante do Ensino Superior do XXVII Prêmio Jovem Cientista. O resultado da premiação foi anunciado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na terça-feira (19).
Tendo como tema “Água – desafios da sociedade”, esta edição premiou estudantes e jovens pesquisadores, escolas e universidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraná e Pará, que contribuíram para os avanços tecnológicos, sociais, econômicos e sustentáveis dos recursos hídricos nacionais.
O trabalho “Desempenho do dessalinizador térmico com estágios de recuperação de calor, formado por uma unidade de produção torre com canais metálicos e perfis termoplásticos e uma unidade de aquecimento, coletor solar de tubo evacuado” contou com orientação da professora Maria Eugênia Vieira da Silva, coordenadora do Laboratório da Energia Solar e Gás Natural da UFC.
Recorde
Neste ano, o Prêmio Jovem Cientista bateu um novo recorde de inscrições em todas as categorias. Recebeu 3.226 inscrições de todo o país, sendo 384 na categoria Mestre e Doutor, 301 na categoria Estudante do Ensino Superior e 2.541 na categoria Estudante do Ensino Médio. A premiação consiste em R$ 700 mil, distribuídos em bolsas de estudo, quantias em dinheiro, laptops, participação na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), visitas as unidades fabris e de pesquisa da GE e publicação das pesquisas em livro próprio.
Instituído pelo CNPq em 1981, a premiação conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho, da Gerdau e da GE, e tem como objetivos revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade. A cerimônia de entrega da premiação será realizada pela presidenta da República, Dilma Rousseff, em dezembro deste ano, em solenidade no Palácio do Planalto.
Conheça os ganhadores do XXVII Prêmio Jovem Cientista:
Categoria Mestre e Doutor
1º lugar: GUSTAVO MEIRELLES LIMA
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
Doutorando em Engenharia Mecânica.
Trabalho: “Microregião em sistemas de abastecimento de água”
Orientador: Prof. Augusto Nelson Carvalho Viana.
2º lugar: CLÁUDIA CAROLINA SILVA EVANGELISTA
Universidade de São Paulo (USP)
Mestranda em Genética.
Trabalho: “Reduzindo drasticamente nossa dependência de água na agricultura através da anidrobiose”.
Orientador: Prof. Tiago Campos Pereira.
3º lugar: RODRIGO CAUDURO DIAS DE PAIVA
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental
Trabalho: “Hidrologia da bacia Amazônica: compreensão e previsão com base em modelagem hidrológica-hidrodinâmica e sensoriamento remoto”.
Orientador: Prof. Walter Collischonn.
Categoria Estudante do Ensino Superior
1º lugar: JOSÉ LEÔNCIO DE ALMEIDA SILVA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
Estudante de Agronomia.
Trabalho: “Mistura de águas salinas como alternativa para a irrigação e produção de forragem no semiárido nordestino”.
Orientador: Prof. José Francismar de Medeiros.
2º lugar: OSVALDO ASSUNÇÃO MENDONÇA
Universidade Federal do Ceará (UFC)
Estudante de Engenharia Mecânica.
Trabalho: “Desempenho do dessalinizador térmico com estágios de recuperação de calor, formado por uma unidade de produção torre com canais metálicos e perfis termoplásticos e uma unidade de aquecimento, coletor solar de tubo evacuado”.
Orientadora: Profª Maria Eugênia Vieira da Silva
3º lugar: NÍCOLAS GUERRA RODRIGUES TÃO
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Estudante de Gestão e Análise Ambiental.
Trabalho: “Estudo da viabilidade de implantação de um Sistema de Tratamento de First Flush nas Áreas Urbanas da Bacia Santa Maria do Leme, São Carlos (SP)”.
Orientador: Prof. Frederico Yuri Hanai
Categoria Estudante do Ensino Médio
1º lugar: EDIVAN NASCIMENTO PEREIRA
Escola Estadual de Ensino Médio Professora Ernestina Pereira Maia – Moju (PA)
Trabalho: “Carvão do Caroço de Açai (Euterpe oleracea) ativados quimicamente com hidróxido de sódio (NaOH) e sua eficiência no tratamento de água para o consumo.
Orientadora: Valdemar Carneiro Rodrigues Júnior.
2º LUGAR: THAIS ROCHA ARRIGUI
Escola Estadual Professora Francisca Pereira Rodrigues – Piraúba (MG)
Trabalho: “Chiquita Economizando Água: hábitos inadequados e hábitos adequados”.
Orientadora: Arlete Aparecida Marchioni Juste
3º lugar: BRENO DE MELLO DAL BIANCO
Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus – Curitiba (PR)
Trabalho: “Dessalinização a partir de destilador solar”.
Orientador: Cornélio Schwambach
Mérito Científico
EUGENIO FORESTI da Universidade de São Paulo (USP), indicado pelo Comitê de Assessoramento de Engenharia e Ciências Ambientais do CNPq. Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos – Universidade de São Paulo (1970), obteve os títulos de Mestre (1972) e Doutor (1982) em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo. Foi pesquisador visitante da University of NewCastle Upon Tyne, Inglaterra, entre 1985 e 1986, onde cumpriu programa de Pós-Doutorado. Em 1987, tornou-se Professor Livre-Docente pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo. Atualmente, é Professor Titular da Universidade de São Paulo, após aprovação em Concurso Público ao qual se submeteu em 1991. Tem experiência na Área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Processos Biológicos de Águas de Residuárias, atuando principalmente nos seguintes temas: processos anaeróbios, remoção de sulfato e de nutrientes (nitrogênio e fósforo) de águas residuárias, tratamento biológico de compostos orgânicos peristentes e de substâncias tóxicas.
Categoria Mérito Institucional
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)
Reitor: João Grandino Rodas
Escola Técnica Estadual de Monte Mor – Monte Mor, (SP)
Diretor: Adilson José Meneghel
Os demais trabalhos premiados estão disponíveis na página do CNPq.
Com informações da Coordenação de Comunicação Social do CNPq