Observação do planeta Saturno no Campus do Itaperi

16 de maio de 2013 - 14:19

O Observatório Astronômico Otto de Alencar, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), e o Clube de Astronomia de Fortaleza (Casf) fizeram na noite da última quarta-feira (8) o que pode ser considerado o “melhor registro do planeta Saturno a partir de solo cearense”, de acordo com Luidhy Santana, aluno do curso de Física da Uece e bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Os trabalhos de observação e registro fotográfico foram realizados entre as 18h30 e as 21h30, por Luidhy e pelo astrônomo amador Paulo Régis, do Casf.

“No registro feito, percebe-se detalhes, como os espaços entre os anéis, que são as divisões de Cassini, de forma bem clara, e a de Encke, mais sutilmente. Percebe-se também as faixas equatoriais e a famosa tempestade hexagonal no polo, que foi fotografada pela primeira vez pela Sonda Cassini, em órbita de Saturno, em 27 de novembro de 2012”, explica Paulo Régis.

De acordo com Luidhy, Saturno está 1,3 bilhão de quilômetros distante da Terra. “Para se ter uma noção de quanto é longe, a distância entre a Terra e o Sol é de 150 milhões de quilômetros, e a nossa Lua está a apenas 384 mil km de nosso planeta.

A atividade foi uma troca de experiências com o objetivo de desenvolver conhecimentos para a realização de pesquisas astronômicas de ponta. Hoje, o observatório conta com um equipamento moderno e tecnologicamente atualizado. A aquisição de equipamentos foi realizada por meio do Edital do Programa de Popularização da Astronomia Funcap/CNPq 04/2010.

Paulo Régis, com experiência prática na obtenção e tratamento de imagens celestes, passou os principais procedimentos para captação de imagens planetárias para Luidhy, membro do Observatório Otto de Alencar e também do Casf. Dessa forma, este trabalhou configurou um dos primeiros momentos de colaboração entre o Clube de Astronomia de Fortaleza e o observatório.

Na próxima sexta-feira (24), será realizada mais uma visita guiada ao Observatório Astronômico Otton de Alencar, das 18h30 às 21h . A visita é gratuita e os interessados em participar devem dirigir-se ao local às 18h.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Uece