Inscrições abertas para o I Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido

12 de março de 2013 - 13:50

Debater temas importantes relacionados ao desenvolvimento de modelos sustentáveis e de regeneração de áreas degradadas no semiárido. Esse é um dos objetivos do I Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido (SBRNS 2013), a ser realizado de 22 a 24 de maio de 2013, no Campus de Iguatu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

O tema central do simpósio é “Pesquisa e Transferência de Tecnologia Contextualizada ao Semiárido”. O prazo para submissão dos trabalhos vai até o dia 31 de março de 2013. No blog do evento (sbrns.blogspot.com.br) estão disponíveis o formulário de inscrição, normas e modelo de trabalhos.

Para a Dra. Helba Araújo de Queiroz Palácio, da comissão organizadora, o SBRNS será uma oportunidade para reunir pesquisadores, estudantes e a comunidade. De acordo com a professora do Campus do Iguatu do IFCE, o intuito é difundir técnicas que buscam explorar o semiárido sem degradá-lo, mas dando alternativas de sobrevivência digna para as comunidades que vivem neste bioma, além de mostrar a riqueza de recursos e beleza presentes nele.

“Quando a grande mídia fala sobre o semiárido só mostra seca, fome e devastação, mas temos muitos recursos dentro destas áreas, o que é preciso é que se difundam as iniciativas de exploração racional das riquezas presentes nele, sabendo que a irregularidade climática é uma condição natural da região”, afirma.

Na programação estão previstos dia de campo, palestras, mesas redondas, sessões de pôsteres e de apresentação oral, visitas à trilha ecológica e distribuição de mudas de essências da caatinga à comunidade local. O público-alvo é formado por técnicos, pesquisadores, estudantes, professores, gestores, produtores e demais interessados nos recursos naturais do semiárido.

Outros objetivos do evento são reunir e promover interações entre os participantes para se conhecer e debater as experiências locais e regionais sobre os recursos naturais do semiárido, além de identificar a potencialidade do bioma caatinga em produzir biomassa, sequestrar e estocar carbono. Relatar e discutir os resultados de pesquisa obtidos por pesquisadores locais e de outros estados sobre os recursos naturais na região semiárida também está entre os objetivos.

O Simpósio é organizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pelo Campus Iguatu do IFCE, por meio do Grupo de Pesquisa e Extensão em Manejo de Água e Solo no Semiárido (Massa) e do Programa Ecológico de Longa de Duração (PELD), Sítio 16: Capital Natural da Caatinga, Ceará.