Uece inaugura Unidade de Pesquisa Transferência Biotecnológica e Incubadora

7 de maio de 2012 - 12:29

07/05/2012

A Unidade de Pesquisa Transferência Biotecnológica (UPTBI)será inaugurada, pelo Reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Assis Araripe, hoje (7) às 16h. A solenidade acontecerá no Auditório da UPTBI do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinária, no Campus do Itaperi. Na ocasião, também ocorrerá a inauguração da Incubadora de Empresas da universidade(Incubauece).

A UPTBI é o resultado de esforços dos professores e pesquisadores vinculados ao Laboratório de Manipulação de Oócitos e Folículos Ovarianos Pré-antrais (LAMOFOPA) e do Núcleo Integrado de Biotecnologia (NIB). O LAMOFOPA e o NIB são partes integrantes de dois programas de pós-graduação da universidade: o Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias e o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia. A Funcap apoiou a criação da unidade.

A UPTBI conta com seis laboratórios de pesquisa e transferência de tecnologia e inovação, nos quais empresas consolidadas ou em fase de desenvolvimento irão desenvolver ou explorar produtos e oferecer serviços de alta tecnologia para o setor produtivo ou sociedade.

Os laboratórios já estabelecidos na UPTBI são os seguintes: Laboratório de Produção in vitro de Embriões, Laboratório para a exploração e desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos à base de água de coco em pó; Laboratório de Pesquisa com Célula-Tronco; Laboratório de Biotecnologia Aplicada à Reprodução de Caninos e Laboratório de Biologia Molecular.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3101-9852.

Com a Assessoria de Comunicação da Uece.