Confira a lista de projetos apoiados nos programas INCT, Pronex e Pronem

24 de abril de 2012 - 19:20

24/04/2012

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) disponibiliza, para a comunidade acadêmica, a lista de projetos de pesquisa apoiados nos programas INCT, Pronex e Pronem, entre 2008 e 2012. Os três programas são realizados em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) têm como propósito reunir pesquisadores de universidades brasileiras, independentes de sua localização, que atuam em uma mesma área, com o intuito de impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico nacional. Além disso, a iniciativa tem como característica marcante a comunicação com a sociedade, resultante de atividades educativas e de difusão científica.

Já o Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) visa apoiar, de forma continuada, grupos de pesquisa de alta competência científica que sejam líderes nos seus setores de atuação. O Programa de Apoio a Núcleos Emergentes (Pronem), por sua vez, objetiva fomentar projetos de grupos de pesquisadores com alta capacidade de produção científica, mas que ainda não atingiram um status consolidado.

Sobre os programas

O Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) foi lançado em julho de 2008 e se estabeleceu como um importante instrumento para fazer avançar a ciência, a tecnologia e a inovação no Brasil. O programa, que visa mobilizar e agregar os melhores grupos de pesquisa em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do País, teve 122 projetos aprovados nacionalmente em diferentes áreas, como saúde, biotecnologia, nanotecnologia, energia. No Ceará, a Funcap apoia quatro institutos: INCT de Biomedicina do Semi-Árido Brasileiro, INCT de NanoBioEstruturas & Simulação NanoBioMolecular, INCT em Salinidade e INCT de Transferência de Materiais Continente-Oceano.

O Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex), criado em 1993, constitui-se em um instrumento de estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico do País, por meio de apoio continuado e adicional aos instrumentos hoje disponíveis, a grupos de alta competência, que tenham liderança no setor de sua atuação. A partir de 2003, o programa passou a ser executado em parceria com entidades estaduais de fomento à pesquisa, conforme decisão do Conselho Deliberativo do CNPq. Atualmente, o Pronex fomenta 18 projetos de pesquisa no Ceará, aprovados nos anos de 2008 e 2010.

O Programa de Apoio a Núcleos Emergentes (Pronem) é um programa de fomento à pesquisa, cuja estratégia de ação é preencher a lacuna hoje existente entre os programas destinados a apoiar a fixação e incentivo a novos pesquisadores. A iniciativa apoia projetos de grupos de pesquisadores já instalados no Estado e com alta capacidade de produção científica e tecnológica, mas que ainda não atingiram um status consolidado que permita a submissão de propostas em ações voltadas para grupos já estabelecidos e com competência de ponta. Em 2010, o Pronem aprovou 16 projetos no Ceará, que são desenvolvidos por universidades do Estado e fomentados pela Funcap e pelo CNPq.

Confira a lista detalhada de projetos apoiados pela Funcap nos programas INCT, Pronex e Pronem, entre 2008 e 2012:https://www.funcap.ce.gov.br/index.php/downloads/category/3-outros?download=175%3Aprojetos-de-pesquisa-inct-pronex-pronem.