Palmira Soares é reconduzida ao cargo de vice-reitora da UVA

30 de dezembro de 2011 - 11:41

30/12/2011

A cerimônia de posse foi presidida pelo secretário da Secitece, René Barreira, na sede do CRUC

Uma solenidade de posse realizada na sede do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (CRUC), em Fortaleza, marcou a recondução de Maria Palmira Soares de Mesquita ao cargo de vice-reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O evento aconteceu na manhã da última quarta-feira (28/12) .

A cerimônia foi presidida pelo secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira. A mesa foi composta ainda pelo reitor da UVA, Antonio Colaço Martins; pelo reitor da Universidade Estadual do Ceará e presidente do CRUC, Francisco de Assis Moura Araripe; pelo deputado estadual Teodoro Soares e pelo presidente do Conselho Estadual de Educação, Edgar Linhares.

O reitor Antonio Colaço saudou todos os presentes e afirmou ser aquele tipo de cerimônia muito importante para a vida de uma instituição. Enumerou as qualidades de Palmira, dentre elas “o bom senso, a competência e a inteligência emocional, além de um modo de pensar e agir próprio daquela Universidade”.

“Vou continuar com o compromisso de fazer da UVA uma universidade de porte, que promove a inclusão na região Norte e a formação mão de obra qualificada”, enfatizou a vice-reitora da UVA, Palmira Soares, após fazer a assinatura da Ata de Posse.

Palmira afirmou que o secretário da Secitece é para ela um modelo de gestor. “Em meus quatro anos como vice-reitora, o secretário René Barreira me mostrou o exemplo de como ser um homem público. Em cada ato seu existe a verdade e o respeito à sociedade”.

A vice-reitora também citou como seus exemplos Edgar Linhares, Colaço Martins e Teodoro Soares. “Admiro a persistência e a perseverança de Edgar Linhares em acreditar que uma educação de qualidade é possível. O reitor da UVA, Antonio Colaço, me ensinou através da sua humildade. Tive exemplos de planejamento, de seriedade e de trabalho. Já com Teodoro Soares, aprendi a lutar pelo que se acredita. Enfim, estou sempre aprendendo, como uma eterna estudante.”

Palmira agradeceu ainda aos pró-reitores, diretores de Centros, professores e funcionários da UVA, e também aos seus familiares. “É uma honra trabalhar no dia a dia com a equipe desta Universidade”.

Em sua fala, o deputado estadual Teodoro Soares enfatizou a atuação do governador Cid Gomes em favor da UVA, e o trabalho do reitor Colaço, “pela continuidade, tenacidade e consistência em procurar colocá-la sempre a serviço da comunidade”.

O secretário René Barreira fez o encerramento da solenidade. Aproveitou para parabenizar Palmira Soares, também em nome do governador Cid Gomes, pela sua recondução à função de vice-reitora da UVA. “A recondução expressa um reconhecimento da comunidade acadêmica, da Secitece e do Governo do Estado ao seu desempenho durante esta trajetória de 17 anos como docente e gestora da Universidade”.

René enfatizou a importância estratégica das universidades públicas estaduais na interiorização da educação superior no Estado, e deu o exemplo de Sobral, que tornou-se, para ele, a “cidade do conhecimento”.

Prestigiaram a cerimônia de Posse o secretário adjunto da Secitece e presidente interino da Funcap, Almir Bittencourt; o secretário executivo da Secitece, Pedro Castelo; o presidente do Instituto Dom José, Pedro Henrique Chaves Antero; o diretor acadêmico do IDJ, José Rosa Abreu Vale; o coordenador de Ciência e Tecnologia da Secitece e professor do curso de Engenharia Civil da UVA, Francisco Carvalho; o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Educação e Cultura do Ceará (IDECC) e professor da UVA, Osmar Vasconcelos; além de pró-reitores, diretores de Centros, professores e funcionários da UVA.

Posse de professor efetivo – Na ocasião da posse da vice-reitora da UVA, tomou posse como professor efetivo Euclides Gomes Parente Filho. O professor ficará lotado no Centro de Ciências Agrárias e Biológicas, no curso de Zootecnia.

Sobre a vice-reitora Palmira Soares

Iniciou suas atividades na Universidade Estadual Vale do Acaraú em 1994, totalizando 17 anos de trabalho como docente e gestora da instituição. Possui doutorado em Geologia Regional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É ainda conselheira do Conselho Estadual de Educação e avaliadora do Ministério da Educação. A recondução ao cargo de vice-reitora da UVA foi assinada pelo governador Cid Gomes e publicada no Diário Oficial do Estado do dia 23 de dezembro de 2011. Seu mandato iniciou-se em dezembro de 2011 e será finalizado em 31 de março de 2014.

Da assessoria de comunicação da Secitece.